O Fichamento Do Dano Moral
Por: leonan123 • 1/11/2019 • Trabalho acadêmico • 282 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
Fichamento: Do Dano Moral
O autor descreve em seu texto o conceito de dano, dano moral, suas aplicações, seus tipos e suas consequências, utilizando argumentos de outros autores para reforçar seus conceitos, e também a posição do superior tribunal de justiça.
Podemos conceituar o dano, como o resultado ou consequência de uma agressão ou ofensa de uma pessoa a outrem, já o dano moral é quando a vítima dessa “agressão” se sente afetada em seu âmbito intelectual, moral, intimo, psicológico, seja até mesmo por ofensas ou agressões psicológicas, ou seja quando a agressão não é dos bens físicos, mas sim dos bens incorpóreos. E todo dano moral, tem como pena, uma indenização do agressor para a vítima, porém é algo que deve ser sempre muito bem investigado, pois é incompreensível medir a sensação de uma dor física ou mental em dinheiro, ou seja, é impossível indenizar completamente a vítima.
O dano moral, é divido em dois, o puro e o reflexo, o dano puro termina no próprio âmbito pessoal da vítima, ou seja o agressor causa danos apenas a vítima em si, já o reflexo, ele é um pouco mais complexo, pois existe um “terceiro”, no caso um prejuízo patrimonial, ou seja, ele causa danos não só a vítima mas também ao seu negócio jurídico, tendo como causa a perda da clientela.
Deste modo, conclui-se que o dano moral é quando uma pessoa é afetada intelectualmente, podendo causar prejuízos irreversíveis. Por conta disso, temos uma lei que protege a vítima, obrigando o agressor a pagar indenizações, porém como não é algo físico, é impossível medir e compensar de forma justa, sendo difícil indenizar a vítima da maneira que possa reverter os danos que lhe foram causados.
...