O Max Weber
Por: Germanaoliveira • 4/10/2020 • Ensaio • 364 Palavras (2 Páginas) • 112 Visualizações
Max Weber
Weber foi considerado um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão.
O conceito de burocracia está presente nos pensamentos weberianos. A palavra burocracia está ligada a estrutura de poder, sistema de gestão e grupo social. Podemos definir burocracia como uma organização caracterizada por regras e procedimentos regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, bem como a hierarquia e relações impessoais.
De acordo com Weber, as ações das pessoas estão totalmente ligadas as normas coletivas e legitimadas. Podemos dizer que, a autoridade está vinculada como mecanismo de responsabilidade.
Weber classifica a Autoridade em três tipos, dependendo principalmente das bases da Sociedade em questão, ou seja, das bases de sua legitimidade:
Racional-Legal: origina-se de regras, estatutos e leis. Tais regras definem a quem obedecer e até quando obedecer, tornando possível a aceitação. A autoridade está no cargo ocupado e não na pessoa que o ocupa, que só pode exercer a dominação dentro dos limites estabelecidos pelo cargo ocupado. Podemos dar como exemplo as grandes empresas e forças armadas.
Tradicional- seguem as tradições e os costumes de uma sociedade. Neste tipo, quem ordena é o senhor e quem obedece são os súditos, as regras são determinadas pela tradição, é regida pela honra e a boa vontade do senhor, que é considerado justo. Podemos dar como exemplo o Estado Feudal e a monarquia.
Carismática: ligada a capacidade de uma maneira generalizada do impositor, que pelo seu poder ( não sei, queria falar do Hitler pq a professora odeia ele de forma negativa e de alguém de forma positiva)
Weber acredita que as organizações formais se baseiam em leis que as pessoas acreditam serem racionais e adequadas aos seus objetivos. A população acabava acreditando que estavam agindo de acordo com seus interesses e não de acordo com as vontades arbitrárias de alguém.
Weber afirma que, qualquer sociedade, organização ou grupo que se baseia em leis racionais é uma burocracia.
As organizações burocráticas possuem três características principais:
- formalidade: onde as organizações são constituídas com base em normas explicitas e leis que estipulam direitos e deveres.
- impessoalidade: a obediência se da ao cargo que você ocupa e não aos ocupantes.
- profissionalismo: os cargos de uma burocracia oferecem a seus ocupantes um meio de sustento.
...