O Processo Judicial Eletrônico Afronta os Princípios do Acesso à Justiça
Por: marcos2017 • 31/12/2016 • Projeto de pesquisa • 288 Palavras (2 Páginas) • 567 Visualizações
FACULDADE DE DIREITO PROFESSOR DAMÁSIO DE JESUS
DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL
DOCENTE: PROF. MARCOS SILVEIRA DO AMARAL
PLANO DE AULA
TURMA: NOITE
ANO: 2015
SEMESTRE: 2° - NOITE
HORÁRIO: 19 às 22h 40 min.
TEMA
O Processo Judicial Eletrônico restringe a aplicação dos princípios do acesso à justiça e da publicidade.
OBJETIVOS
- Conhecer a lei que regulamentou a obrigatoriedade do processo judicial eletrônico.
- Discutir a possibilidade de restrições dos princípios do acesso à justiça e da publicidade em face da implantação do sistema processual eletrônico no judiciário.
- Analisar as implicações dessa restrição e possíveis soluções para que sejam efetivados no processo eletrônico os princípios do acesso à justiça e da publicidade.
CONTEÚDOS
- A Lei 11419/2016 como novo método de prestação jurisdicional;
- A possibilidade de o processo judicial eletrônico restringir os princípios constitucionais, em especial o do acesso à justiça e o da publicidade;
- Possíveis soluções para evitar restrição aos princípios constitucionais e/ou chegar à conclusão que tais princípios não são restringidos pelo processo judicial eletrônico.
METODOLOGIA
A aula expositiva será estruturada em dois encontros, com uso de tecnologia de apoio com apresentação em Powerpoint sobre o mencionado assunto, debates, fichas de leitura e resolução de questões objetivas.
AVALIAÇÃO
A avaliação da aula será composta de 4 notas, abrangendo: a frequência à aula; a entrega da ficha de leitura indicada; a participação no debate; e, por fim, um questionário objetivo a ser respondido em sala. No perfazimento de 3 das 4 notas, as fichas, resolução das questões objetivas e a participação nos debates valerão até 8 pontos e a frequência, 2 pontos.
REFERÊNCIAS
ARAÚJO ALMEIDA FILHO, Jose Carlos de. Processo Eletrônico e Teoria Geral do Processo Eletrônico. 5. ed. São Paulo: Forense, 2015.
MARMELSTEIN, George. Curso de Direitos Fundamentais. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
CÂMARA; Alexandre Freitas. O Novo Processo Civil Brasileiro. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
...