O Projeto Integrador
Por: marossiv • 16/6/2018 • Trabalho acadêmico • 339 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
Intervenção 2
Clovis quer saber no que consiste ser fiel. E ele cita um exemplo de alguém que se casa e no altar promete ser fiel. Ele diz: “Fidelidade esta que implica certo número de comportamentos vindouros, entre eles, certa exclusividade sexual.” (p.149).
Fidelidade só é valor moral quando é respeito ás declarações feito, outrora e alhures. Para ele fidelidade só é tema importante quando justamente as inclinações afetivas do presente desmentem os discursos do passado.
Já para Júlio ele diz que podemos sim escolher sermos fiéis aos afetos do passado, mas não escolha moral pela fidelidade invariavelmente somos traidores ou de memoria ou de expectativa. Onde ele cita: “O que eu quero destacar aqui é a ideia de que fidelidade é relação. Somos fiéis para com alguém. E, em sendo fiéis para com alguém, agimos em correspondência com a memoria desse alguém.” (p.151).
Intervenção 3
Clovis pensa que a fidelidade enquanto respeito ao passado e á memoria é condição da confiança. “É preciso destacar que a confiança tem importância ética quando a certeza tem por objeto o comportamento do outro. Haverá muitas confianças que não são isso. Eu posso ter certeza agora, ás 16 horas, que o sol vai se pôr. Essa certeza decorre de certa trajetória no mundo. Trata-se do respeito ás experiências já vividas com o astro-rei. Mas essa certeza não tem importância ética nenhuma.” (p.153).
E, portanto, para ele a confiança é uma espécie de reflexo da fidelidade genérica e presumida ou fidelidade pessoal e historicamente compartilhada. A escolha esta em ser fiel ou não. A verdade é que se impõe á nossa vontade e não resulta dela, diferente da fidelidade.
Júlio diz que a fidelidade e o respeito á memoria, a confiança é uma referencia ao futuro, ás expectativas. “O banco diz que empresta a quantia desde que o cliente cumpra certos requisitos: que assine contratos, notas promissórias, que apresente bens em garantia ou uma pessoa para que, caso o solicitante não honre o contrato, caso seja infiel em relação ao banco, assuma seu lugar como devedor.”(p.155).
...