O Projeto de Pesquisa - Administração Pública
Por: Bianca Nogueira • 10/11/2023 • Projeto de pesquisa • 1.993 Palavras (8 Páginas) • 63 Visualizações
ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
2021
[pic 1]
ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
2021
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 O PROBLEMA 4
2 OBJETIVOS 4
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 4
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 5
3 JUSTIFICATIVA 5
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6-8
5 METODOLOGIA 8
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 9
REFERÊNCIAS 9-10
1 INTRODUÇÃO
Administração pública constitui função essencial do Estado, sendo meio indispensável para a consecução dos fins que justificam a sua própria existência.
Para a tanto, a administração pública possui prerrogativas e limites que constituem seu regime jurídico, pautadas nos supra princípios da supremacia do interesse público sobre o interesse privado e na indisponibilidade do interesse público.
Neste sentido, o presente artigo possui como escopo demonstrar a forma pela qual a Administração atua, compreendendo os modelos de sua evolução histórica, os fenômenos de sua estruturação e os conceitos de administração direta e indireta.
A fim de concretizar a presente pesquisa, perfila-se a uma metodologia lógico-indutiva, visto que o processo de conhecimento se deu a partir da generalização de conclusões particulares. De igual maneira, destaca-se que a abordagem qualitativa foi levada a termo em pesquisa bibliográfica e documental, sendo que esta segunda com informações coletadas em fontes indiretas (secundárias).
1.1 O PROBLEMA
A presente pesquisa pretende responder demonstrar, o mais precisamente possível, as questões seguintes, constituintes do problema, quais sejam:
- Qual a forma estrutural da Administração Pública e sua evolução no Brasil?
- Qual o modo organização administrativa e o que a envolve?
2 OBJETIVOS
- 2.1 OBJETIVO GERAL
Demonstrar a forma pela qual a Administração atua, compreendendo os modelos de sua evolução histórica, a sua centralização e descentralização, suas organizações administrativas, órgãos, cargos e agentes, os fenômenos de sua estruturação e os conceitos de administração direta e indireta.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender o contexto em que se desenvolve a Estrutura da Administração Pública;
- Explorar seus conceitos e modalidades;
- Identificar o conceito da Administração Pública Direta e Indireta e seus componentes.
3 JUSTIFICATIVA
No Brasil a Administração Pública vem se transformando de acordo com os objetos e necessidades apresentados pelos administradores, que estão o tempo todo buscando seus direitos. Na história dos governos republicanos no Brasil, a Administração Pública progrediu visando três modelos de gestão, sendo eles Patrimonialista, Burocrático e Gerencial. A Administração Patrimonialista manifestou-se desde meados da década de 1930, nela não há distinção entre o público e o privado; A Administração Burocrática veio com o objetivo de modernizar a administração e combater o patrimonialismo; Administração Gerencial é também denominada também como “Nova Administração Pública”, abrangendo três aspectos diferentes no processo de evolução. Surgindo para estabilizar os pilares do modelo burocrático. Além de, inovar com ideias de flexibilidade e eficiência.
Utiliza-se mais dois sentidos relacionados a Administração Pública, sendo eles o sentido formal/orgânico, onde denominam os entes que desenvolvem a atividade administrativa; atingindo as pessoas jurídicas, órgãos e agentes públicos, incumbidos de exercer a função administrativa, ou seja, o triparte da atividade estatal. E o sentido objetivo/material, onde qualificam a natureza da atividade desenvolvida pelos referidos entes, sendo assim, a Administração Pública é a função administrativa que compete ao Poder Executivo.
A Administração Pública evoluiu durante a história por meio de diferentes modelos, que desembocaram em seu ideal atual em que se busca proteger os valores da moralidade e da impessoalidade sem atravancar sua estrutura de maneira burocrática. Além disso, é notável que a Administração Pública tem buscado em diferentes fenômenos a prestação eficiente de seus serviços e consecução de seus fins.
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Administração Pública é a preparação do Estado, onde o mesmo visa oferecer serviços para atender as necessidades da coletividade.
Devido à abrangência do seu meio de atuação o termo Administração Pública carrega diversos conceitos.
Mezza (2012) traz o conceito do termo como:
Administração Pública designa o conjunto Poder de órgãos e agentes estatais no exercício da função administrativa, independentemente se são pertencentes ao Poder Executivo, ao Legislativo, ao Judiciário, ou a qualquer outro organismo estatal (como Ministério Público e Defensorias Públicas). Assim, por exemplo, quando o Supremo Tribunal Federal constitui comissão de licitação para contratar determinado prestador de serviços, a comissão e seus agentes são da Administração Pública porque e enquanto exercem essa função administrativa. (MEZZA, 2012, p. 208).
...