O SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO
Por: Eliel Varao • 6/4/2018 • Projeto de pesquisa • 1.579 Palavras (7 Páginas) • 323 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DA UEG DE PORANGATU
DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
TRABLAHO DE DIREITO E ÉTICA EM INFORMÁTICA
ELIEL DE PAULA VARÃO
PORANGATU/GO
Março/2018[pic 1]
Eliel de Paula Varão
SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO
Trabalho realizado com o intuito de obtenção de nota em Direito e Etica em Informática.
Orientador (a): Prof.: Fabiano Simão Prado
Porangatu/GO
Março/2018[pic 2]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 VOTAÇÃO 5
2 TOTALIZAÇÃO DOS RESULTADOS 5
3 DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS 5
4 CADASTRO ELEITORAL 6
5 REGISTRO DE CANDIDATOS 6
6 PRESTAÇÕES DE CONTAS 7
6.1 Elaboração e prazos para envio 8
7 LOGÍSTICA ELEITORAL PREPARAÇÃO DAS ELEIÇÕES 8
8 DIPLOMAÇÃO DOS CANDIDATOS ELEITOS 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
INTRODUÇÃO[pic 3]
O processo eleitoral no Brasil, diz respeito às fases organizativas das eleições, compreendendo também em uma segunda fase posterior. É organizado pela Justiça Eleitoral (JE), em nível municipal, estadual e federal. Na esfera federal, a JE possui como órgão máximo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sediado em Brasília. Em cada estado da Federação e no Distrito Federal há um Tribunal Regional Eleitoral (TRE), bem como juízes e juntas eleitorais.
A Justiça Eleitoral organiza, fiscaliza e realiza as eleições regulamentando o processo eleitoral, examinando as contas de partidos e candidatos em suas campanhas, controla o cumprimento da legislação pertinente em período eleitoral e julgando os processos relacionados com as eleições.
As etapas de votação, totalização e divulgação dos resultados são as mais conhecidas, porém, o processo eleitoral possui outras fases muito importantes como o cadastro eleitoral, a etapa de candidaturas, prestação de contas e a logística eleitoral. E por fim a diplomação dos eleitos.
Em todo o processo eleitoral, há mecanismos para garantir a normalidade, segurança do voto e a liberdade democrática.
Dentre esses critérios, destaca-se o uso da urna eletrônica brasileira, que permitiu, desde o ano de 2000, que as eleições passassem a ser totalmente informatizadas. Também, foi instituído o sistema biométrico de identificação do eleitor que passou a ser adotado em algumas localidades e, desde então, a Justiça Eleitoral vem providenciando de forma gradativa o recadastramento biométrico de todo o eleitorado brasileiro, tornando-se mais um grande avanço na garantia da segurança do voto no Brasil.
1 VOTAÇÃO
Momento no qual os representantes do povo são eleitos. As eleições ocorrem no primeiro domingo de outubro. Os cargos correspondentes ao Poder Legislativo (Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais e Vereadores) são disputados em turno único, com mandato de 04 anos, exceto o de Senador que é de 08 anos. Para os cargos do Poder Executivo (Presidente, Governadores e Prefeitos), pode haver segundo turno, a ser realizado no último domingo de outubro com mandatos de 04 anos também.
2 TOTALIZAÇÃO DOS RESULTADOS
Quando as votações são finalizadas, os dados são assinados digitalmente, gravados em uma mídia de resultado, assinado é também criptografado. Depois o resultado é encaminhado ao local próprio para transmissão. Nas localidades de difícil acesso, como aldeias indígenas e certas comunidades ribeirinhas, a transmissão é feita por satélite para o respectivo Tribunal ou zona eleitoral.
Depois de receber os dados, os TRE’s iniciam ao procedimento de totalização dos votos, soma de todos os votos de urna e, em seguida, faz a divulgação dos resultados.
Ressalta-se que o voto nulo e o voto em branco não são considerados na soma dos votos válidos.
3 DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
A partir da contabilização dos votos, o TRE publica-se os números de votos para governador, senador, deputado federal, deputado estadual, distrital, prefeito e vereador. Já para os cargos de presidente da República, o TSE faz tanto a totalização quanto a divulgação dos resultados.
O TSE faz parcerias com vários meios de comunicação (Internet, rádio, TV, impresso, aplicativos para celulares), permitindo o usuário acompanhar a publicação dos resultados em tempo real.
4 CADASTRO ELEITORAL
Segundo manda a (CF), Constituição Federal, o voto é obrigatório para os cidadãos brasileiros alfabetizados com idades entre 18 e 70 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos, analfabetos e maiores de 70 anos têm voto facultativo. Para poder votar é necessário que o cidadão tenha o título de eleitor que é o documento utilizado para provar que o mesmo está inscrito em determinada zona eleitoral, e, assim, poderá votar.
Estão sujeitos as obrigações eleitorais, os brasileiros que moram no exterior. O alistamento deverá ser feito até 151 dias antes da data da eleição. Para se alistar, o cidadão deve ir ao cartório eleitoral e apresentar um documento oficial de identificação - e comprovante de residência. As informações desses documentos vão integrar o cadastro eleitoral.
...