O conservadorismo
Por: 87404146 • 8/5/2015 • Trabalho acadêmico • 408 Palavras (2 Páginas) • 319 Visualizações
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Carla Patrícia Salomão Bastos
Raquel Cristini Loesch
Curso de graduação em Serviço social
-_______________________________________________-
Relatório: O Conservadorismo - Robert Nisbet
O principal interesse de Robert Nisbet em sua obra ’’O conservadorismo’’ está centrado em o pré-político do conservadorismo moderno. Dessa forma é abordado a tradição do pensamento politico que vai de Edmund Burque a outros como: Russel kuk, Michael Oakeshott e Bertrand de Jouvenel tendo como objeto de analise doutrinas e dogmas da forma de pensar politica.
Na obra é trazido a tona elementos do conservadorismo, em que tal no ano de 1830 na Inglaterra passa a participar dos discursos políticos e em 1790 nasce filosoficamente com a obra The revolution in France de Edmund Burque.
De acordo é mostrado o movimento conservador dos autores que disseram não ao pensamento iluminista e evolucionista. Os autores conservadores criticaram a postura revolucionária e ignorante dos iluministas, desconcordando com o fato de os teóricos do século dezoito terem defendido e gerado o rompimento com as tradições e costumes religiosos da sociedade pela razão. Segundo os conservadores, esse rompimento com o passado gerou uma grande desordem na sociedade. Segundo Weber isso abalou a capacidade do ser humano dar sentido a ação, o que acontece de acordo com valores, tradição, afetos etc.
Tais autores conservadores tiveram como crítica maior ao iluminismo a negação da perspectiva global de história, (...) que se baseia na suposição de alguma grande entidade conhecida como humanidade , que é como um único ser humano individual vivendo através do tempo e aperfeiçoando-se lenta, gradual e continuamente no seu intelecto e na sua moral, durante muitos séculos. Para os iluministas havia apenas uma forma eficaz de agir: que seria segundo a razão. Os conservadores iniciaram então um estudo sobre as instituições sociais e a função que elas exerciam. A partir daí, perceberam o valor das tradições, da religião, da família, ou seja, avaliaram o grande valor de tudo o que os iluministas tentaram e até conseguiram de certa forma desconstruir a partir de suas ideias evolucionistas em defesa da razão e do progresso.
...