OS FATORES SOCIAIS DA CRIMINOLOGIA
Por: ManuelaPires • 14/9/2018 • Trabalho acadêmico • 14.128 Palavras (57 Páginas) • 224 Visualizações
JÉSSICA CRISTINA DE MORAIS
FATORES SOCIAIS DA CRIMINOLOGIA
Bacharelado em Direito
Centro Universitário Padre Anchieta
Jundiaí – 2017
JÉSSICA CRISTINA DE MORAIS
FATORES SOCIAIS DA CRIMINOLOGIA
Monografia apresentada à banca examinadora do Centro Universitário Padre Anchieta, com exigência parcial para a obtenção do grau de bacharel em Direito, sob a orientação da professora Dra. Juliana. Caramigo Gennarini.
Jundiaí – 2017
Banca Examinadora
[pic 1]
Prof. Dra. Juliana Caramigo Gennarini.
Prof.(a). Dr.(a)[pic 2]
Prof. (a) Dr.(a)[pic 3]
Jundiaí,_________de______________de 2017
TERMO DE APROVAÇÃO
JÉSSICA CRISTINA DE MORAIS
FATORES SOCIAIS DA CRIMINOLOGIA
Monografia aprovada como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Direito, no “Centro Universitário Padre Anchieta” pela seguinte banca examinadora:
________________________________________________________
Orientadora Profª Drª. Juliana Caramigo Gennarini.
_____________________________________________________________
Prof. (a) Dr. (a)
_______________________________________________________
Prof. (a) Dr. (a)
Jundiaí, _____de____________________ de 2013.
AGRADECIMENTOS
Primeiramente agradeço a Deus pela oportunidade, por ter aberto portas em meu caminho para chegar onde estou hoje. Agradeço também a minha família e a todos que contribuíram em minha jornada.
A minha mãe Carmen, que sempre esteve ao meu lado, me apoiando para que eu não desistisse e enfrentasse os obstáculos que surgissem em minha vida, ao meu marido Eduardo, que esteve de mãos dadas a mim todo o tempo, pelo companheirismo e paciência nesses anos de estudo, ao meu precioso e amado filho, Pedro que mesmo sem entender, foi quem me impulsionou e não me deixou desistir de conquistar os meus sonhos, lutar por um futuro melhor para a nossa família.
Durante esses anos de graduação, pessoas maravilhosas estiveram presentes e fazem parte dessa conquista, irei levá-los em meu coração por toda a vida. Sou grata aos nobres professores que ao longo do curso, nos auxiliaram e inspiraram a seguir o caminho jurídico justo, de acordo com os ensinamentos e a lei.
Sou grata por ter concluído mais esta etapa em minha vida, a todos as pessoas e a todos os acontecimentos que foram capazes de interferir direta e indiretamente na minha luta, me motivaram a continuar, a persistir e nunca desistir dos propósitos da minha vida.
Agradeço também a minha orientadora Juliana Gennarini, pela paciência, pela atenção e dedicação em auxiliar em todo o projeto, fazer com nós alunos, tenhamos mais amor pela área penal, você é muito especial por ensinar com maestria, você será sempre lembrada.
“Aqueles que se sentem satisfeitos sentam-se e nadafazem. Os insatisfeitos são os únicos benfeitores do mundo. ”
Walter S. Landor
RESUMO
A pesquisa tem como objetivo realizar um estudo sobre os fatores sociais da criminologia, trata-se de uma ciência empírica, e busca compreender os motivos que levam o indivíduo a delinquir, as questões sociais instigam diretamente a criminalidade em uma sociedade. A pluralidade de causas externas, tem o poder de provocar uma condição criminógena, que na maioria das vezes inexiste no ser humano, podemos relacionar como fatores sociais as questões econômicas, miséria, pobreza e desemprego, mal vivência, educação dentre outros. Busca entender melhor a dinâmica e o funcionamento do direito penal, da criminologia e da política criminal, trazendo uma melhor compreensão sobre o crime, o criminoso e a necessidade do controle social. Conduz as soluções contra a criminalidade, punindo o delinquente com a aplicação da pena sobre o respectivo ato delituoso, e traz formas de diminuir a criminalidade de forma correta e eficaz.
Palavras-chave: Criminologia, Fatores Sociais, Ciência, Direito Penal, Crime, Criminoso, Controle Social.
ABSTRACT
The research aims to conduct a study on the social factors of criminology, be an empirical science, and check what the right to a person in question. The plurality of external causes, has the power to provoke a criminological condition, most of the time, is not a human being, we can relate as social factors such as political issues, misery, poverty and unemployment, malaise, education among others. What is criminality, the criminal and the need for social control. It leads as solutions against crime, punishing the offender with an application of the penalty on the respective offense, and brings ways to decrease crime in a correct and effective way.
Keywords: Criminology, Social Factors, Science, Criminal Law, Crime, Criminal, Social Control.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 11
CAPÍTULO I – CRIMINOLOGIA 13
1.1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 13
1.2. CONCEITO 17
CAPÍTULO II – EVOLUÇÃO HISTÓRICA CRIMINOLÓGICA 19
2.1. CRIMINOLOGIA ANTIGA 19
2.2. CRIMINOLOGIA MODERNA 22
2.3 ESCOLA CRIMINOLÓGICA CLÁSSICA 23
2.3.1. Escola Criminológica Positiva 25
CAPÍTULO III – TEORIAS MACROSSOCIOLÓGICAS DA CRIMINALIDADE 33
...