OS REFUGIADOS NO BRASIL
Por: luanaasarmento • 7/5/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 456 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
Inicialmente é de extrema importância expor que a Convenção das Nações Unidas relativa definiu refugiados como a pessoa que, em razão de fundados temores de perseguição devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política, encontra-se fora de seu país, podendo ou não regressar ao seu Estado de origem.
Atualmente é possível notar que o Brasil tem recebido inúmeros refugiados, este tem sido o destino escolhido para a tentativa de uma nova vida, pois é possível enxergar em território brasileiro um lugar de fácil adaptação. No entanto, é necessário abordar como tem se dado a recepção por parte da população, bem como pelo governo, afinal os novos moradores acabam enfrentando alguns problemas que merecem destaque e solução, para que seja oferecida uma vida digna para os mesmo em nosso território.
Os refugiados encontram proteção à luz do direito internacional, dentre os direitos garantidos à pessoa do refugiado faz-se necessário destacar o direito fundamental de não ser devolvido ao país em que sua vida ou liberdade esteja sendo ameaçada.
É certo que o país enfrenta problemas ligados a atual situação política e econômica e isso acaba dificultando ainda mais a vida dos refugiados, estes enfrentam problemas como idioma, falta de contato com a família, ausência de documentação que acaba gerando a falta de emprego. Essas e outras dificuldades são abordadas por um site (estou refugiado) criado por brasileiros para ajudar na inserção dos refugiados no mercado de trabalho.
Além das dificuldades citadas acima, e da inexistência dos direitos garantidos pela nossa Constituição Federal, os refugiados lidam com o preconceito da população, que acaba enxergando como fugitivos fora da lei. Pode-se citar como exemplo o ataque ocorrido em são Paulo, em agosto de 2015 contra os haitianos, onde um individuo atirava de dentro de um carro gritando “haitiano ” , deixando seis pessoas feridas. Assim, é notório a necessidade conscientizar a população da importância de acolher os refugiados, fazendo inclusive uso de campanhas de conscientização.
È de extrema importância medidas que acolham melhor os refugiados, que assegurem direitos necessários para a sobrevivência destes de forma digna, bem como a disponibilização de cursos de línguas, para que estes possam melhor se comunicar em nosso país, gerando assim igualdade de oportunidades para com os brasileiros. Por fim é fundamental criação de políticas públicas de abrigo e emprego que evitem que a projeção de um fluxo cada vez maior não se transforme em crise.
BIBLIOGRAFIA
ESTOU REFUGIADO, Conheça as histórias. Disponível em <http://www.estourefugiado.com.br/refugiado/talal-al-tinawi>. Acesso em 22 de março de 2019
ZYLBERKAN, M. vida de refugiado: por uma segunda chance. São Paulo. TAB, UOL. Disponível em: < http://tab.uol.com.br/refugiados/ >. Acesso em 22 de março de 2019
...