Os Refugiados No Brasil
Por: Roberto1903 • 28/8/2016 • Trabalho acadêmico • 362 Palavras (2 Páginas) • 344 Visualizações
Os Refugiados No Brasil
Acredito que o Brasil por ser um pais que tem uma população em sua grande maioria constituídas por imigrantes de todo o mundo, tem um conhecimento e um conceito cultural bem estruturado no sentido de entender que o correto a se fazer é realmente prestar socorro, ajudar aos necessitados. Em linhas gerais, o Brasil segue a Convenção de 1951, o principal documento sobre o tema. Estima-se que atualmente o país tenha mais de oito mil refugiados, segundo dados do CONARE. O país é considerado pelo ACNUR como um pioneiro na proteção internacional dos refugiados, sendo o primeiro país do Cone Sul a ratificar a Convenção, em 1960, e a integrar o comitê executivo da organização. Já na legislação interna, temos a Lei 9.747, de 1997, que reafirma as definições da Convenção e garante aos refugiados os mesmos direitos que qualquer outro estrangeiro no país.
Contudo, cabe salientar que o país conduz importantes programas de reassenta mento de refugiados, mas ainda assim, falta um plano de ação mais completo mais estruturado. Um sinal disso é que o governo brasileiro tem cadastrado famílias sírias no programa Bolsa Família, que é originalmente voltado a famílias brasileiras em situação de miséria, nesse contexto, cerca de 400 sírios recebem o auxílio atualmente, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
No meu ponto de vista, a posição do Brasil esta correta, mas pra mim falta mais estrutura nesse projeto, acredito que deve ser feito um planejamento melhor de forma que não aconteça aqui o que vem acontecendo na frança, nos estados unidos e nem outros países que também tem essa mesma intenção de ajudar; Penso que deveria ser feito de forma onde houvesse uma fiscalização melhor, que as ações de fiscalização fossem feitas em conjunto com outros países com mais experiências nessas áreas, que fossem feitos treinamentos em situações no caso eventuais emergências, em fim que houvesse mais estrutura logística e principalmente estrutura social para que não só passamos ajudar como dar condições dignas a esses refugiados para que os mesmos possam recomeçar as suas vidas e viver com dignidade.
...