Os Contratualistas
Por: Escarvalho • 11/5/2018 • Trabalho acadêmico • 696 Palavras (3 Páginas) • 271 Visualizações
Lista de Exercícios – Contratualistas
1- Segundo Hobbes
a)Hobbes viveu na Inglaterra em um período conturbado pela guerra civil e religiosa que tomava a Inglaterra no final do Século XVI e inicio do Século XVII. Era um período de tremenda intolerância e insegurança, influenciando diretamente o medo que Hobbes possuía da “Morte Súbita violenta”.
b) A questão da igualdade e da liberdade em Hobbes é vista de forma que a liberdade seria prejudicial à relação entre os indivíduos, pois na falta de “freios”, todos podem tudo, contra todos. Afetando diretamente a “igualdade”, pois com a liberdade os indivíduos entrariam em conflito pelas coisas que desejam, de forma que um acabaria com mais que os outros
c) Hobbes acredita que a propriedade só existe no estado civil, e que é uma criação do Estado-Leviatã, logo, podemos dizer que no estado de natureza a questão da propriedade é inexistente. Por ser fruto do Estado, a propriedade pode ser suprimida por este.
d) O estado de Natureza é o estado em que os indivíduos se encontram em seu principio. No estado de natureza, segundo Hobbes, os homens podem todas as coisas e, para tanto, utilizam-se de todos os meios para atingi-las. Os homens são maus por natureza, pois possuem um poder de violência ilimitado, de forma a criar uma guerra constante de todos contra todos.
e) O Estado de Natureza está intimamente ligado com o individuo em seu principio, de forma que, segundo Hobbes, o individuo é naturalmente violento.
f) Segundo a teoria do contrato social de Hobbes, para livrar os homens do Estado de natureza, seria necessário introduzir um governo central com autoridade suficiente para “regular” o convívio social. Para tanto, se sacrificaria a liberdade individual em troca de segurança.
2-Segundo Locke
- O período e a Inglaterra em que Locke nasceu foram marcados por conflitos políticos, religiosos e sociais intensos e incessantes, tendo como palco duas marcantes tormentas, que almejavam sacudir as bases monárquicas absolutistas inglesas, consequência da crise verificada no Antigo Regime: a Revolução Puritana e a Revolução Gloriosa.
- Para Locke, o Estado de Natureza é o estado no qual o homem se encontra na plena liberdade. As pessoas agem conforme os seus próprios interesses sem dependerem da vontade de qualquer outro homem. O homem tem o direito de dispor de posses próprias. Entretanto, ele não tem o direito de matar qualquer outro homem.
- A propriedade, em John Locke, pode ser visualizada como um direito natural de origem divina, fundamentada pelo trabalho do homem e se relacionando com as ideias de estado de natureza, contrato social e sociedade civil.
- A ideia do contrato social para Locke é justamente fazer a transição do estado de natureza para o estado civil, onde, por meio dele, e independente da forma de governo, estariam preservadas as propriedades e a comunidades de conflitos internos e externos.
- O estado de natureza, situação em que segundo a doutrina contratualista o homem ainda não instituiu o governo civil, John Locke entende que os indivíduos são iguais, independentes e estão plenamente livres para decidir suas ações
3- Segundo Rousseau
a) Rousseau viveu no chamado “Século das luzes, um período em que o desenvolvimento das ciências e das artes foi extremamente aumentado, de forma que o racionalismo e o antropocentrismo como as linhas de pensamento mais aceitas da época
...