PARLAMENTARISMO NO BRASIL O SISTEMA ELEITORAL
Por: brunodireito2018 • 2/12/2018 • Monografia • 677 Palavras (3 Páginas) • 238 Visualizações
PARLAMENTARISMO NO BRASIL
O SISTEMA ELEITORAL: Hoje no Brasil gente vive em um sistema presidencialista, ou seja, a gente escolhe todo mundo por maioria absoluta um presidente que vai representar todo um executivo do pais, ou seja, ele que vai executar todos os astos com dinheiro público. Ai eu te falo uma coisa, sera que um cara que está lá no norte amapá, tem os mesmo problemas que um cara que mora lá no sul do rio grande do sul?
Existe uma coisa chamada repasse federal. Os Estados pegam o dinheiro dos impostos dos cidadãos e passam para o governo federal, e o governo federal distribui esse dinheiro entre os estados. Ou seja, você pega um estado que arrecada mais, como por exemplo São Paulo, ele pega esse dinheiro e da para o governo federal e o governo federal distribui esse dinheiro para os estados que arrecadam menos. Ou seja, literalmente você pega o dinheiro de um cara que está em um Estado la longe, pega o imposto dele e da para o cara que está lá na outra parte do país. Isso é ridículo.
E um passo antes da gente transformar o país em parlamentarismo, seria a gente ter o voto distrital por Estado. Ou seja, isso acaba com o populismo. Voêcê pega a reião “A” que tem um monte de gente, e a região “B” que tem poucas pessoas, oque o populista faz? Ele promete para esse monte de gente da região “A” que vai fazer um monte de coisa, sendo que quem vai custiar essas coisas normalmente pode ser por exemplo a galera aqui da região “B”. Só que como eles são menores em termos numéricos, o cara populista vai la e fala pra região “A”que promete, não necessariamente isso sendo uma coisa justa, ou isso sendo o melhor para o pais como um todo. Por isso que o voto distrital também seria uma saída.
AFONSARINO ARINO DE MELO RANCOS: Que foi um grande professor de Direito Constitucional além de ter sido um parlamentar, dizia ele que: as eleições presidenciais brasileiras, isso nos anos 1940-1950, era um peblicito entre dois demagogos, em que vencia aquele que mais prometesse a grupos determinados e menos a coletividade considera em sua integridade.
Aonde eu quero chegar: Eu acredito que para nós o parlamentarismo seria muito melhor basicamente o parlamentarisos seria o seguinte, você vota em um deputado e os deputados escolhem um primeiro mi istro. Ou seja por mais que esse voto seja indireto, porque você vai votar em um pessoa que votará no primeiro ministro, e não nele direto, você tem um pais bem mais governável. Em um pais onde você esta tomando decisões erradas, um exemplo a própia Dilma Roussef. No casoo dela, em três meses ela perdendo a maioria absoluta que o caso que aconteceu, ela já teria perdido o goerno. Evitaria todo aquele processo de Impeatcman, e não passando mais nenhuma mais medida, não trabalhando mais. O Pais ficaria bem mais pratica. Um exemplo é a espanha, a espanha caiu o priemiro ministro e eles fucaram mais de um ano sem decidier quem seria ao ministro. Porém o pais cresceu muito, porque os parlamentares não se preocuparam com impeachman, eles continuaram trabalhando e se preocupando com as medias que fariam o pais crescer.
Temos também o sistema partidário que eu não concordo. Aqui no brasil tem poucos partidos, oque acontece é que aqui no nosso pais é tão ridículo que para você abrir um partido ele tem que ser um partido cartorário, ele precisa de um minimo de assinaturas e ai que vem o absurdo, eles recebem fundo partidário, ai que faz o nosso gasto publico com politica seja alto porque ai sim você terá um monte de partido cartorário que recebem fundos partidários. Isso cria dentro dos partidos uma certa hierarquia, onde só sobe quem é mais bem relacionado, ou seja, quem é mais politico, aquele que não fala não para ninguém, acaba subindo na hierarquia do partido e dessa forma se torna uma pessoa de destaque e consequentemente disputa eleição majoritária etc..
...