PRINCIPAIS PONTOS DA DISCIPLINA DE LÍNGUA E COMUNICAÇÃO
Por: kaioneres • 24/5/2018 • Trabalho acadêmico • 3.575 Palavras (15 Páginas) • 152 Visualizações
[pic 1]
Unidade de Sobradinho – DF
Língua e Comunicação
KAIO VINÍCIUS DIAS NERES SANTANA
PRINCIPAIS PONTOS DA DISCIPLINA DE LÍNGUA E COMUNICAÇÃO
Leitura, texto e sentido em tipologias textuais, bem como a metodologia da pesquisa científica, seus tipos e elementos.
BRASÍLIA – DF
2018
KAIO VINÍCIUS DIAS NERES SANTANA – 201721565
PRINCIPAIS PONTOS DA DISCIPLINA DE LÍNGUA E COMUNICAÇÃO
Leitura, texto e sentido em tipologias textuais, bem como a metodologia da pesquisa científica, seus tipos e elementos.
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de avaliação e nota à Faculdade Projeção de Sobradinho DF, no Curso superior de Direito, para a disciplina de Língua e Comunicação.
BRASÍLIA – DF
2018
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Tipologias Textuais 5
2.2.1 Texto Narrativo 5
2.1.2 Texto Dissertativo 7
2.1.3 Texto Descritivo 8
2.2 Metodologia da Pesquisa 9
2.2.1 Tipos de Pesquisa 10
2.2.2 Elementos do Projeto de Pesquisa 11
2.2.3 Tipos de Citação 12
3. CONCLUSÃO 13
4. BIBLIOGRAFIA 14
1. INTRODUÇÃO
Pode-se dizer que a tipologia é uma ciência. Este é um termo capaz de englobar diversos campos da ciência, já que várias áreas de conhecimento fazem o uso de processos de classificação. Dentre várias áreas, a tipologia pode estar relacionada com tipografia, arqueologia, psicologia e linguagem, em que, na última, é definida a tipologia textual.
A tipologia textual refere-se ao modo de apresentação dos textos. Os tipos de textos se diferenciam através da finalidade com que o texto foi escrito. Dessa forma, as tipologias textuais foram diferenciadas em: dissertação, narração, descrição, informação e injunção.
No que concerne à metodologia da pesquisa, esta se refere ao caminho escolhido para se chegar ao fim proposto pela pesquisa. Entende-se por metodologia da pesquisa científica a ciência que busca entender a relação entre um objeto de pesquisa e o sujeito, observando os problemas e quais as aplicações em meio às alterações do ambiente. Dentro desse tema podemos observar os tipos de pesquisa, os elementos de um projeto e os tipos de citação.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Tipologias Textuais
Decorrente das diferentes necessidades e finalidades, os textos são classificados em tipos. Todas as pessoas se utilizam de textos, escritos ou não, para se comunicarem. Dessa forma, a linguagem é dominada pelos indivíduos, que necessitam desses enunciados para que haja a comunicação.
Os textos, apesar de obterem características similares, podem se diferenciar em extensão, estrutura, finalidade, entre outras coisas. Ao agrupar os textos, estabelecemos tipologias claras e precisas, facilitando a criação e interpretação destes. Assim, os textos são estruturados de modo que os recursos da língua conduzem as funções da linguagem.
Um texto é analisado a datar de, no mínimo, dois critérios: um linguístico, que concerne à forma estrutural de um texto; e outro situacional, que que há a situação comunicativa em que se insere. Além desses dois, também é preciso se preocupar com o fato de o texto pertencer a determinado contexto cultural.
Entretanto, essas tipologias não abrangem a grande variedade de textos encontrados no meio social, uma que vez que a utilização de critérios, ora de proveniência sociolinguística, ora funcional, não abordam a complexidade dos enunciados utilizados pelas diferentes culturas de uma sociedade.
Neste presente trabalho especificaremos três tipologias textuais: a narração, que expõe fatos ou ações em sequência, sendo de forma oral ou escrita; a descrição, a qual se utiliza da caracterização de pessoas, objetos, locais, e diálogos; e a dissertação, modalidade de redação dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão.
2.2.1 Texto Narrativo
Predominantemente escrito em prosa, o texto narrativo é caracterizado por narrar uma história, de forma que conta uma história por meio de um sequenciamento de fatos e ações, os quais podem ser reais ou imaginários. Essa sequência de fatos e ações é contada por um narrador e está estruturada em introdução, desenvolvimento e conclusão.
Ao longo dessa estrutura narrativa são apresentados os principais elementos da narração: espaço, tempo, personagem, enredo e narrador.
Espaço: o espaço diz respeito ao lugar onde se desenrola a ação. Pode ser físico (uma igreja, uma praça), social (características do ambiente social) e psicológico (vivências, pensamentos, sentimentos do sujeito).
Tempo: o tempo refere-se ao quanto dura uma ação e ao desenrolar do acontecimento dos fatos. O tempo cronológico indica a sucessão cronológica as coisas, utilizando-se de horas, dias, anos. O tempo psicológico, por outro lado, está relacionado às lembranças e vivências das personagens, sendo subjetivo, uma vez que está influenciado pelo estado de espírito das personagens em cada momento.
Personagens: narradas através de características físicas e psicológicas, podendo essa caracterização ser feita de modo direto (explícita pelo narrador ou outro personagem, por meio de autocaracterização ou heterocaracterização) ou de modo indireto (utilizando as atitudes e comportamento das personagens).
As personagens possuem importâncias diferentes. Deste modo, há personagens principais e personagens secundárias. As principais executam papéis essenciais no enredo, podendo ser protagonistas ou antagonistas. Por outro lado, as personagens secundárias executam papéis menores e podem ser coadjuvantes ou figurantes. Além disso, as personagens podem ser dinâmicas, mostrando atos comportamentais diversos durante a narração, ou estáticas, em que os atos comportamentais não variam no decorrer dos fatos.
...