PROJETO DE PESQUISA SOBRE RESSOCIALIZAÇÃO DE APENADOS
Por: lbohn1 • 30/3/2016 • Projeto de pesquisa • 1.771 Palavras (8 Páginas) • 4.441 Visualizações
PROJETO DE PESQUISA SOBRE RESSOCIALIZAÇÃO DE APENADOS
SUMÁRIO:
PROJETO DE PESQUISA SOBRE RESSOCIALIÇÃO DE APENADOS.
1.TEMA.................................................................................................................................3
2.PROBLEMA.......................................................................................................................3
3.HIPÓTESES........................................................................................................................3
4.OBJETIVOS.......................................................................................................................4
5.JUSTIFICATIVA...............................................................................................................5
6.METODOLOGIA...............................................................................................................6
7.REFERENCIAL TEÓRICO...............................................................................................7
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................... 10
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................................11
TEMA:
RESSOCIALIZAÇÃO DE APENADOS.
PROBLEMA:
Quais as principais dificuldades para a ressocialização dos apenados?
HIPÓTESES:
As superlotações dos estabelecimentos de cumprimento das penas, que tornam o preso um profissional do crime, dado ao convívio com presos de todos os níveis de delinquência;
A falta de fiscalização do Estado, sobre a aplicação de penas alternativas ou da justiça restaurativa;
A falta de investimento do Estado em projetos que incluam a inserção do ex-apenado em escolas ou cursos profissionalizantes, com o objetivo de qualifica-lo pra o mercado de trabalho.
OBJETIVO GERAL:
Analisar os fatos mais relevantes que levam os ex-presidiários a voltar a delinquir, traçando um parâmetro da proporção de cada um dos fatos.
Buscar dados e informações que venham dar ênfase e notoriedade à dimensão do problema da dificuldade de inserção do apenado no mercado de trabalho, trazendo uma abrangência a nível nacional, que torna possível uma discussão abalizada sobre as reais causas do problema identificado.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Com este projeto de pesquisa sobre reincidência criminal, pretende-se mensurar o tamanho das dificuldades que o apenado encontra para reingressar na sociedade e no mercado de trabalho, sendo mais fácil voltar a delinquir do que enfrentar os preconceitos e os estigmas que marcaram sua vida na prisão.
O objetivo ao abordar o assunto sobre a ressocialização do preso, é tornar explicito a importância da postura e comprometimento de todos, aliados à forçado Estado e da sociedade para evitar a reincidência criminal, culminando numa ressocialização do preso de forma natural, obtendo como resultado uma sociedade mais justa e menos omissa.
Trazer à tona o problema que muitos ex-presidiários enfrentam ao retornarem ao convívio social após cumprir pena de recolhimento a estabelecimento prisional, o que culmina, na maioria das vezes, em nova prática criminal, pela falta de planejamento do Estado no cumprimento da pena. Apesar da Constituição de 1988 garantir direitos aos presos, inclusive o de ressocialização, o Brasil é muito deficiente neste contexto.
JUSTIFICATIVA:
Nós acadêmicos dos cursos de administração, comércio exterior e direito da Universidade de Caxias do Sul, julgamos oportuno a menção ao assunto escolhido, uma vez que estamos inseridos diretamente no processo de graduação e busca por uma sociedade com mais segurança pública. Acreditamos ser fundamental reingressar o preso na sociedade para que se tornem pessoas conscientes de que o crime não compensa e, que existem outras formas de viver, sem cometer delitos e que são oportunidades reais que dignificam o ser humano através do trabalho e do reconhecimento como cidadão, plenamente apto a conviver em sociedade.
Diante do assunto estudado com tanto empenho, afirmamos que o tema abordado é de suma importância no âmbito organizacional e acadêmico. É um assunto que está em voga e denota a necessidade de tal pesquisa para que as atitudes que visem a inibir a reincidência criminal, sejam pensadas e realizadas com urgência, além de que venham a dar ênfase e notoriedade ao assunto estudado, para que as medidas possam serem colocadas em prática a curto prazo, eis que a reincidência criminal é um fator preponderante nos índices de criminalidade brasileira.
A contribuição do assunto abordado para a sociedade é inegável, visto que a segurança pública está ligada diretamente aos interesses do país, sendo que a falta de segurança inibe investimentos em diversas áreas sociais, privando um número elevado de pessoas de usufruírem destes serviços dado aos índices de criminalidade, que na maioria das vezes é causada por pessoas que já cometeram crimes.
METODOLOGIA:
A pesquisa é de natureza básica e descritiva. O método é hipotético dedutivo que tem o objetivo de explicar o conteúdo das premissas por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem decrescente, da análise do geral para o particular.
A pesquisa tratará de um assunto de extrema importância para o país: segurança pública. Numa sociedade cada vez mais acuada, se percebe através dos dados estatísticos que a reincidência criminal virou uma escola do crime. Serão feitas pesquisas, leituras de livros, trocas de ideias para uma melhor argumentação do assunto abordado. Lembrando ainda que é um tema muito válido para os alunos que estão se graduando, uma vez que os mesmos estão ligados diretamente ao processo evolução da sociedade.
REFERENCIAL TEORICO:
A dificuldade de ressocialização é um problema enfrentado por todo ex-detento. Independentemente do crime
...