TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR

Por:   •  29/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.753 Palavras (12 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE ALVORADA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE MARINGÁ - CURSO DE DIREITO

PEDOFILIA NA IGREJA

ERIVELTON JUNIOR

MARJORIE NERES PEREIRA

SANTAYANA GOMES DE LIMA

VAGNER BARBOSA DA GRAÇA

Trabalho apresentado ao Professor RODRIGO COSTA, na matéria de PSICOLOGIA, 1º semestre, para avaliação e composição da nota do projeto integrador da Faculdade Alvorada de Tecnologia e Educação de Maringá.

Maringá – PR, Brasil

2016

RESUMO

Visando demostrar uma análise ampla sobre a pedofilia na igreja e as narrativas que a rodeiam, o principal foco é identificar as suas causas e suas consequências com fulcro nas teorias psicanalíticas profetizadas por Sigmund Freud. Buscouse compreender o que é a pedofilia, e o perfil de um pedófilo religioso, e principalmente a impunidade que persegue essa emenda. Avaliam-se também a dimensão dos escândalos que envolvem os pedófilos religiosos e os desdobramentos e consequências dessa polêmica.

Palavras –chaves: pedofilia, igreja, impunidade, polêmica.

ABSTRACT

In order to demonstrate a comprehensive analysis of pedophilia in the church and the narratives that surround it, the main focus is to identify its causes and its consequences with fulcrum in psychoanalytic theories prophesied by Sigmund Freud. He sought to understand what is pedophilia, and the profile of a pedophile religion, and especially the impunity that pursues this amendment. It also assesses the extent of the scandals involving religious pedophiles and the ramifications and consequences of this controversy.

                                                       

Keywords: pedophilia, church, impunity controversy.


SUMÁRIO

  

1

INTRODUÇÃO .................................................................................................4

2

PEDOFILIA E SEU ÂMBITO NA PSICOLOGIA..............................................5

2.1

QUAL O PERFIL DE UM PEDÓFILO RELIGIOSO? .......................................6

2.2      

POR QUE A MAIORIA DAS PESSOA TEM MEDO DE ASSOCIAR UM CRIME A UMA ENTIDADE RELIGIOSA? .......................................................6

3

A PEDOFILIA NA RELIGIÃO NO CONTEXTO INTERNACIONAL ...............7

4

5

A PEDOFILIA NA RELIGIAO NO CONTEXTO BRASILEIRO........................8

IMPUNIDADE ..................................................................................................8

6

CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................9

7

REFERENCIAS .............................................................................................11

  1. INTRODUÇÃO

        O distanciamento de conduta com relação ao sexo está constantemente presente em todos os âmbitos sociais. Até nos locais mais sagrados, em meio ao grande conflito entre a fé e o pecado, ocorrem e ocorreram fatos verídicos de pedofilia na igreja.

        O presente trabalho irá retratar a pedofilia na igreja em seu âmbito mais profundo e responder perguntas que muitos conhecem porem fogem, de tais formas, ainda há a persistência no abuso por parte daqueles que ensinam ser uma obediência cega, paradigma da boa ovelha e o caminho da salvação. Tal ato tão repugnante não é um tema novo; em meio as doutrinas e ensinamentos repassados por gerações durante séculos, estavam entidades religiosas pedófilas ferindo o direito da criança.

Os diversos casos ocorridos foram/são acobertados por membros superiores e as paredes que escondera o pecado dentro da própria igreja estão sendo quebradas, pouco a pouco.

        O projeto está organizado em quatro capítulos. No primeiro capítulo será abordado sobre a pedofilia na igreja dentro do campo psicológico e traçar algumas características de um pedófilo religioso. No segundo capítulo terá abrangência nos casos de pedofilia comprovados internacionalmente, e posteriormente no terceiro capítulo o âmbito será voltado aos casos brasileiros. Por fim no quarto capítulo retratará sobre a proteção dos pedófilos religiosos por parte da igreja e as impunidades que abrangem esse assunto.

PEDOFILIA NA IGREJA: ATÉ QUE PONTO PODEMOS IR EM NOME DA FÉ?

  1. PEDOFILIA E SEU ÂMBITO NA PSICOLOGIA

        A pedofilia é um tema que consterna a sociedade há muitos anos e vem sendo instrumento de estudo em diversas áreas, dentre elas a psicologia. Tal violência sexual envolve a criança que por sua vez ainda não possui aparelho psíquico eficientemente estruturado para compreender o ato libidinal desse adulto.

        Freud (1905) atribui as diversas formas de práticas sexuais que fogem do padrão social, de “perversão”, do latim (pervertere); em sua obra “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905) ” tratou a pedofilia como um desvio ao objeto sexual, sendo assim um indivíduo sexualmente imaturo. Ao escrever sobre a sexualidade infantil, Freud elaborou um minucioso e complexo processo de evolução da sexualidade, onde em algum momento se o processo natural for alterado, haverá repercussões graves para o resto da vida; a pedofilia é uma dessas repercussões, e, sua fonte está segundo as teorias psicanalíticas no equivocado desenvolvimento da sexualidade da pessoa quando criança. Em outras palavras, a pedofilia é movida por um ciclo, na maioria das vezes o abusado vira o abusador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (168.3 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com