Perito Cirurgião Dentista
Por: walter_s_souza • 8/10/2015 • Trabalho acadêmico • 273 Palavras (2 Páginas) • 280 Visualizações
O Cirurgião Dentista e perito criminal, Doutor ..... proferiu palestra que versava sobre a Odontologia Legal. Tal palestra descortinou o tema odontologia legal como forma de investigação na área penal. Deste modo foi demonstrado como a odontologia é aplicada na investigação de crimes, seja em cadáveres, seja em indivíduos vivos, ou mesmo fragmentos, para elucidar a identificação de vitimas.
A odontologia legal é área de competência do cirurgião dentista, nos termos do artigo 63 e 64 da seção 7ª da Resolução 63/05. O exercício da Odontologia no Brasil é regulamentado pela lei 5.081/66, e toda a atividade que pode ser exercida pelo cirurgião dentista esta contida nesta lei.
O palestrante versou sobre a identificação de um corpo carbonizado por meio de processos odontológicos, e a importância da Odontologia em outras áreas do conhecimento, tais como a Sociologia e a Politica, e Odontologia como forma de politica social que busca a melhoria da saúde da população.
A impotancia do Perito Odontologico na identidicação de cadáveres, podendo ser utilizada na judicialização, em havendo erro medico, ou mesmo em causas de lesão corporal onde exista dano moral, estético ou mesmo material, e também na área administrativa.
Na identificação humana deve-se ser observados os métodos da Unicidade, Imultabilidade, Perenidade.
A identificação do Perito pode ser feita por meio da arcada dentaria, pois suporta altíssimas temperaturas, pela rugosidade do palato, que se conserva por bom tempo após a morte, e a Queiloscopia que consiste no estudo e observação dos lábios da vitima, tendo como fazer uma identificação por este método.
Depois de todo exposto, o palestrante classificou a boca humana como sendo uma “caixa preta” dada as inúmeras informações que se pode extrair dela.
...