TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa sobre questao

Por:   •  19/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 5

Questão numero 1:

As origens históricas do estado começaram a ganhar forma na era pos-medieval da Europa num contexto monarca.

Essa monarquia gerou corpos estáveis com funcionários totalmente burocráticos e com exércitos,reforçando cada vez mais o poder.

Para que esses reinos crescessem haviam duas opções: casamentos arranjados entre reis para expandir os reinos ou guerra, derrotando o exercito do reino inimigo.

Aos poucos ,o rei começou a implementar o sistema de cobrança. Todas as pessoas que residiam no território,era obrigado a pagar uma taxa ou ate mesmo dar uma porcentagem dos alimentos cultivados.

Todos esses reinos,que surgiram eram baseados agora em fronteiras geográficas e também em capitais permanentes.

O modelo de reino monarca foi a primeira ideia de estado que surgiu.

Mais tarde esse modelo evoluiu para o ‘Estado Nação’ . o conceito de estado se modificou apenas no momento onde o governo monarca entrou em decadência.

Com sua queda,o estado-nação entrou em cena com uma proposta diferente do tipo de governo anterior.

A diferença mais notória entre os dois,é que agora havia a soberania nacional. Ou seja,agora o povo era soberano,e podia escolher seus governantes.

Com a introdução de estado-nação fica fácil identificar suas características e origens históricas.

2.

Todos eventos nacionais e internacionais são tratados pelas relações internacionais e eles afetam nossa vida constantemente.

Seja numa simples viagem para o exterior ,até uma importante negociação entre dois países envolve relações internacionais.

Querendo ou não, nessas duas ações exemplificadas, relações internacionais estão sendo realizadas. Seja numa viagem do Brasil para os EUA, a pessoa consome e traz produtos importados para seu pais de origem, movimentando a economia dele com um cambio que foi convertido do real para o dólar ate em uma negociação, onde diplomatas e internacionalistas trabalham para que uma interlocução entre os países seja feita de maneira propicia. Esse tipo de negociação pode afetar seu ambiente. Empregos podem ser criados e até salários podem variar.

Ou seja, as relações internacionais nos afetam diretamente e indiretamente seja em grandes ou pequenas proporções em diferentes áreas, seja na economia, no direito, na historia, na politica, no marketing e até na sociologia.

3.

A historia foi usada para estudar relações internacionais no sentido de ter um histórico, uma explicações para que os fatos, que acontecem agora tenham nexo e um proposito. Sem eles os fatos atuais não fariam o mínimo sentido. Quem entenderia os complexos conflitos acontecidos na Siria atualmente sem antes saber seus antecedentes?

A matéria pode ser utilizada também para testar generalizações. Com uma explicação do passado, os estudiosos conseguem traçar ligações e semelhanças entre fatos historicos.

Outra grande vantagem de estudar historia no ramo de R.I é que podemos traçar previsões e medidas para o futuro. Como ja dizia o importante filosofo Mestre Kong (Confucio): ‘’ Se queres prever o futuro, estude o passado’’

Citando Confúcio, a importância de estudar filosofia tanto clássica quanto a moderna nessa importante matéria já fica previamente entendida.

A filosofia levou as relações internacionais para outro patamar quando o individuo e a sociedade começaram a ser estudados com grande importância, ja que precisamos conhecer os indivíduos e sua sociedade para a atividade de inteligência , mediação e persuasão sejam bem utilizados.

Com esse hibrido entre as duas matérias, estudiosos conseguem se aprofundar na natureza do homem e seu ambiente, sempre procurando compreender cada vez mais e buscando melhorias e respostas normativas.

4.

Keynesianismo foi uma vital ferramenta para tirar países de crises gravíssimas,como por exemplo,a grande depressão de 1929 com a quebra da bolsa de valores de Nova York.

Keynes,o pensador da teoria, a criou pensando da razão que os preços e a mão de obra não revertem para o equilíbrio ,ou níveis naturais nas depressões.

Com essa teoria,o governo investe em projetos muito grandes durante o recesso,o emprego cresce mais do que o numero de trabalhadores empregados. E com isso a renda do governo sobe mais que a quantia gasta

Com o salario ganho,os trabalhadores gastam parte dele,e com esse gasto geram mais empregos.E ai esses trabalhadores gastam seu dinheiro ganho,e geram mais emprego.

Para que esse incentivo de certo,o governo precisa controlar e vigiar a economia para que todas as medidas saiam como o planejado e o pais saia da recessão.

5.

Todos períodos históricos foram importantes de alguma forma para as relações internacionais.

Podemos começar citando a importância da Grecia antiga,onde ja existiam embaixadores destinados a entregar mensagens,sustentar pontos de vista de um determinado território e ate intercambiar oferendas. Esse foi o passo inicial da diplomacia.

Na italia renascentista,o embaixador e diplomata foi consolidado com chancelarias,imunidades diplomáticas,privilégios de transito e chegaram a possuir acesso a informações privilegiadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com