FORMULAÇÃO DA QUESTÃO DE PESQUISA
Por: Elisandra Schardosim • 19/6/2017 • Projeto de pesquisa • 529 Palavras (3 Páginas) • 187 Visualizações
1 TEMA DA PESQUISA 3
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA................................................................................................................3
1.2 FORMULAÇÃO DA QUESTÃO DE PESQUISA..............................................................................3
2 OBJETIVOS.........................................................................................................................................3 3 HIPÓTESE DO TRABALHO................................................................................................................3 4 FONTES DOCUMENTAIS...................................................................................................................3
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 3
- TEMA DA PESQUISA
Este trabalho tem como tema a introdução da musica dentro do âmbito escolar, agregando melhora na forma de aprendizagem do aluno, independente do seu grupo cultural com a musicologia estas barreiras são quebradas.
- DELIMITAÇÃO DO TEMA
A delimitação do tema ocorreu com a necessidade encontrada na aceitação do aluno com o conteúdo passado, partindo disso busquei o olhar de uma acadêmica na área “Formação em música faculdade EST-São Leopoldo”, no acervo cultural e bibliográfico sobre musicologia.
- FORMULAÇÃO DA QUESTÃO DE PESQUISA
A base do meu projeto de pesquisa parte do principio conforme consta nas diretrizes curriculares, que o som é a matéria prima da música; e se todos podem emitir algum tipo de som, mesmo não tendo conhecimento musical. Agregar um trabalho com música nas aulas, o aluno presta atenção, desenvolve a sua memória, e pode aprender o conteúdo de uma forma mais acessível ao seu cotidiano.
- OBJETIVOS
O objetivo geral é demonstrar que ao trabalhar com música na educação o aprender se tornar em um fazer artístico. Os ganhos que as práticas musicais proporcionam, seja pela expressão das emoções, pela sociabilidade, pela disciplina, pelo desenvolvimento do raciocínio, são valiosíssimos, e vão perdurar para a vida toda do aluno.
- Despertar o gosto pela música e suas expressões;
- Oportunizar através desta experiência, o ingresso dos alunos na arte musical;
- Estimular os talentos na arte musical;
- Estimular a linguagem, respiração correta e enriquecimento de vocabulário;
- Desenvolver a sociabilidade, participando do trabalho em grupo;
- Oportunizar o desenvolvimento da concentração, atenção, criatividade e cooperação.
- HIPÓTESES DE TRABALHO
Na antiguidade, filósofos gregos consideravam a música como “uma dádiva divina para o homem...” Segundo historiadores, o fazer musical de uma forma ou de outra, sempre esteve presente nas sociedades, desde as mais primitivas até as atuais. Sem dúvida, o nível de complexidade musical se alterou com o passar do tempo, mas não perdeu a sua característica de reunir pessoas. Hoje se percebe que a música tem a capacidade de aglutinar crianças, jovens e adultos, para cantar, tocar um instrumento, ou ambas. Verifica-se que os jovens se identificam por um mesmo gênero musical, o que lhes dá e reforça a sensação de pertencerem a um grupo, de possuírem um mesmo conhecimento. Assim, podemos afirmar que a vivência musical faz parte do dia-a-dia do ser humano e é muito salutar para o desenvolvimento de trabalhos grupais e que a aprendizagem musical abre portas para outras informações. A música ajuda a afinar a sensibilidade dos alunos, aumenta a capacidade de concentração, desenvolve o raciocínio lógico matemático e a memória, além de ser forte desencadeador de emoções.
...