Projeto Integrador Filme: Carandiru
Por: Jessicasribeiro • 9/6/2016 • Relatório de pesquisa • 428 Palavras (2 Páginas) • 421 Visualizações
Projeto Integrador
Filme: Carandiru
- Introdução
O filme Carandiru é brasileiro e foi dirigido por Hector Babenco, é de 2003 e é baseado no livro Estação Carandiru. O médico Dráuzio Varella narra sua experiência na casa, onde foi á trabalho de prevenção da AIDS.
O médico ouve historias, faz amizades e passa a compreender os verdadeiros mistérios da vida carcerária. O drama se passa antes e durante o massacre que ocorreu em 2 de outubro de 1992, na Casa de Detenção na cidade de São Paulo.
- O filme
O filme se inicia em um acerto de contas entre dois detentos, onde ocorre a chegada e as boas vindas ao Doutor Dráuzio.
Carandiru era o maior presidio da América Latina e passava por graves problemas, como suas situações precárias, superlotação com 7 mil detentos e inúmeras doenças.
Nas primeiras cenas notamos os presos no consultório do medico, relatando suas vidas, contando suas experiências e fazendo exames para solucionar suas doenças. A AIDS estava no auge, muitos detentos adquiriam essa através de relações sexuais e drogas na veia.
O filme se passa com as declarações dos detentos e suas historias, como a de Nego Preto e seu amigo Gordo, a do Majestade e suas duas esposas, de Zico e seu irmão de consideração, entre outros.
Com o passar do tempo, e o convívio com os presos, o Doutor testemunha e conta que esses não são demônios e que ali dentro exista uma espécie de regime interno, com organização, solidariedade, amor e com grande vontade de viver.
O filme se finaliza, com um jogo de futebol que resulta em briga e posteriormente em rebelião, bagunça, incêndios, onde os detentos pedem por melhores condições.
O Senhor Pires, o responsável pela Casa de Detenção, consegue por meio de uma conversa fazer com que os detentos declarassem paz. Mas, mesmo assim, a Tropa de Choque invade a Casa e segundo os sobreviventes, com a clara intenção de matar. As cenas finais relatam exatamente isso, sangue e morte para todo lado.
Por fim, o doutor relata satisfeito com a sua experiência e afirma que ouviu historias, fez amizades, aprendeu coisas que jamais imaginaria e conheceu os mistérios da vida carcerária.
3-Do Direito
O filme conta uma historia verídica do sistema penitenciário brasileiro de alguns anos atrás.
Atualmente as situações das penitenciarias não esta muito distante das condições relatadas no filme. A superlotação, as condições precárias e higiene dos presos exemplifica essa afirmação.
De maneira geral, os presídios brasileiros não conseguem promover o seu objetivo, que é a ressocialização dos presos na sociedade. Devido as péssimas condições e organização, o que deveria ser uma ressocialização, torna-se uma universidade do crime.
Referencias:
https://www.youtube.com/watch?v=Jo2k2Vi9mxE
http://sousarafaela.jusbrasil.com.br/artigos/112291037/a-falencia-do-sistema-penitenciario-brasileiro
...