Projeto de Pesquisa
Por: diegobs1 • 27/9/2016 • Projeto de pesquisa • 905 Palavras (4 Páginas) • 267 Visualizações
FACULDADE DE DIREITO
FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA ELÉTRICA:
A ENERGIA SOLAR
CIDADE
2015
...
FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA ELÉTRICA:
A ENERGIA SOLAR
Projeto apresentado ao Curso de Direito como requisito à disciplina de Metodologia Cientifica do primeiro período.
Orientadora: Ma.
CIDADE
2015
SUMÁRIO
1- TEMA 4
2- TITULO 4
3- PROBLEMAS 4
4- JUSTIFICATIVA / INTRODUÇÃO 4
5- OBJETIVOS 5
5.1- OBJETIVOS GERAIS 5
5.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
6- METODOLOGIA 6
7- CRONOGRAMA SEMESTRAL 2015/1 6
8- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
1- TEMA
Fontes Energéticas.
2- TITULO
Fontes renováveis de energia elétrica: a energia solar.
3- PROBLEMAS
Preservação do Meio Ambiente pode andar junto com o desenvolvimento na qualidade de vida?
É difícil para nós brasileiros acharmos saída com fontes energéticas renováveis e sustentáveis sem agredir o Meio Ambiente?
4- JUSTIFICATIVA / INTRODUÇÃO
A energia elétrica é extremamente necessária para crescimento e desenvolvimento dos países e consequentemente melhorar a qualidade de vida da população. Quanto maior o desenvolvimento do país, maior é a produção de energia. Contudo, é necessária a preservação do meio ambiente, utilizando de forma sustentável os recursos naturais.
No Brasil é utilizado em grande escala energia oriunda das usinas hidrelétricas, aproximadamente 95%, porque nosso país possui grandes mananciais de água. Porém, estão sendo discutidas fontes alternativas para a produção de energia elétrica, pois a falta de chuvas está causando um grande deficit na oferta de energia elétrica e a população já passou por alguns “apagões”. Assim, o fato de nossa matriz de eletricidade ser predominantemente renovável não significa que ela seja sustentável. Grandes projetos hidrelétricos, como as usinas em construção e projetadas para a Amazônia, provocam grandes impactos socioambientais.
A diversificação de fontes de energia contribui para a segurança energética do país, para atender as nossas demandas de eletricidade sem riscos. Dessa forma, o fomento a estas fontes provocaria o desenvolvimento de suas cadeias produtivas, o que gera novos empregos e pode contribuir para o desenvolvimento de tecnologia no país, o que é altamente estratégico em tempos de busca pela sustentabilidade e pelo desenvolvimento econômico baseado em baixas emissões de carbono.
Sendo o Brasil um país de clima tropical, favorece a produção de energia solar. Com isso não seria necessário o racionamento de energia elétrica na época da seca, tampouco o aumento considerável nas contas dos usuários, devido ao baixo nível de água nos reservatórios das usinas hidroelétricas e consequente baixa produção. A implantação de placas fotovoltaicas e/ou fotoelétricas torna-se um meio sustentável de produção de energia. Com a implantação de placas fotoelétricas ou fotovoltaicas é preciso fazer vários estudos a respeito, para sabermos se não produz nenhum efeito negativo ao meio ambiente ou se os que produzem são mínimos e podem ser desprezados.
Em relação aos custos, para analisar a relação custo/benefício da implantação residencial, é necessário fazer uma pesquisa de mercado com os preços, bem como o custo mensal gasto pelos consumidores de energia elétrica e ainda a economia a cada mês. Considerando os grandes benefícios ao país, seja na demanda de produção das hidrelétricas, seja na redução de danos ao ambiente, também deve-se estudar formas de subsídios pelo Governo, seja com redução de impostos ou facilitação do financiamento.
5- OBJETIVOS
No processo de desenvolvimento da pesquisa pretende-se alcançar os seguintes objetivos:
5.1- OBJETIVOS GERAIS
Descrever os processos de diversas fontes de energia em contexto mundial dando ênfase a análise crítica e científica do processo de utilização. Em principal do uso da fonte renovável e natural da energia gerada através da luz natural (solar). Conforme questionamentos gerados, sendo analisado com grande importância em torno da necessidade de subsídio do governo para a sociedade em geral mostrando ser a energia solar um fator de custo benefício de amplos rendimentos.
5.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Detectar, analisar e representar os reflexos gerados em toda comunidade a partir da preservação do meio ambiente ao utilizar a energia solar e não as atuais fontes principais de energia mundiais sendo elas as usinas hidrelétricas e as usinas nucleares.
...