RESENHA CRÍTICA DO FILME PRECIOSA, UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA
Por: Carlaanjos • 31/7/2017 • Trabalho acadêmico • 790 Palavras (4 Páginas) • 1.509 Visualizações
DANIELS, Lee. Preciosa - Uma História de Esperança, PLAYARTE PICTURES, EUA, 2010.
Resenha
Por:
Carla dos Anjos Carneiro
“Preciosa- Uma história de esperança”, dirigido pelo produtor e diretor Lee Daniels, estreou no ano de 2009, tem como personagens as atrizes Paula Patton, Mariah Carey, Lenny Kravitz, Mo’ Nique e Gabaurey Sidme que interpreta a personagem principal Clareece Preciosa.
O filme fala da história de uma garota de 16 anos, negra, pobre, analfabeta, nasceu e cresceu em um bairro pobre, que só era freqüentado por traficantes. Abusada pela mãe e violentada sexualmente por seu pai, na sua segunda gestação fruto do abuso sexual, foi expulsa da escola, sendo transferida para uma nova escola com o nome alternativa. Após muita luta, dor e impotência, Preciosa começa uma jornada na sua nova escola, onde á levará ao mundo de luz, amor e autodeterminação.
___________________________________
¹ Trabalho solicitado pela professora Ludmilla Almeida Santana Costa
²Discente em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Educacionais Capim Grosso
O filme Preciosa – Uma história de esperança, faz nos ver a realidade de muitas crianças e jovens no Brasil e no mundo, onde aborda cenas de preconceito, violência na escola e dentro de casa, agressões físicas e verbal, abuso sexual por pais, exploração doméstica, o papel da escola e do professor, a importância da educação, AIDS, gravidez, entre muitos outros temas.
É visto com clareza no filme, que a primeira escola não desempenhou o seu papel a respeito de ensinar o adolescente sobre orientação sexual e a influenciar a fazer denúncias em casos de violência. A escola não soube como agir com a Personagem Preciosa na sua segunda gestação e muitos menos identificar a situação de abuso sexual, achou que a garota seria uma má influência para outras meninas, assim, a expulsou sem tomar medidas para que isso não venha á acontecer com outras estudantes. A prevalência do abuso sexual passa despercebido, quando muitas crianças se calam e não revelam o abuso, conseguindo falar sobre ele, somente na vida adulta.
Outro fato muito abordado no filme é a violência familiar, onde mostra a mãe da protagonista a violentando fisicamente e verbalmente, além de encobertar o abuso sexual cometido por seu marido e culpar a filha pelo ocorrido. Podemos destacar o momento em que Preciosa está lavando as louças e sua mãe sentada no sofá pergunta, se ela trouxe seu cigarro. Ela reponde que não, a mãe joga um objeto na cabeça da garota, que cai no chão e desmaia. A mãe nunca foi uma boa influência, nunca incentivou a filha a estudar, dizia que a escola não ajudava ninguém, chama a filha de imbecil, diz que ninguém a quer, que ela roubou o seu homem, teve dois filhos e um deles era animal, falava palavras negativas que abalavam a estima de sua filha.
Em vários momentos do filme, Preciosa se imagina como uma estrela de cinema, uma atriz famosa, uma cantora. Estes sonhos revelavam o desejo dela ser aceita, popular, querida e ter atenção. Ela ver a pele negra e seus cabelos como ruins, provavelmente porque não é este tipo de beleza que é divulgado na mídia e valorizado pela sociedade. Uma das conseqüências que se percebe, é quando a professora Rain pede para as alunas escrever o que elas queriam ser, e ela diz que queria ser bem magra, com a pele clara e cabelo comprido, em seguida a professora fala, que ela é bonita do jeito que é. Nesse momento percebemos o papel importante que a professora desempenhou, ensinando-a, que ela deve se amar do jeito que é, e que há diferentes formas de beleza.
...