RESENHA CRITICA DO TEXTO: CRIMES CIBERNÉTICOS E INTELIGÊNCIA
Por: Janna22 • 28/1/2018 • Resenha • 2.572 Palavras (11 Páginas) • 1.041 Visualizações
RESENHA CRITICA DO TEXTO CRIMES CIBERNÉTICOS E INTELIGÊNCIA
QUEIROZ, Rodrigo Sousa. Crimes Cibernéticos e Inteligência. Brasília - DF
.
O trabalho em análise trata de um assunto de grande relevância nos dias atuais: as variadas espécies de crimes virtuais, seus sujeitos e maneiras de preveni-los. Considerando que a internet tornou-se um instrumento de grande utilização a partir da década de 90 é extremamente necessária a evolução das relações jurídicas a respeito dos crimes virtuais, uma vez que o avanço dessa importante forma de comunicação atrai tanto pessoas de boa índole quanto as mal intencionadas. Assim o presente trabalho se propõe a examinar os aspectos fundamentais abordados na obra em análise com o intuito de pontuar as ideias estruturais apontadas pelo autor.
Logo no inicio, o autor fala da necessidade de se conhecer melhor as novas modalidades de crimes, suas ferramentas e as técnicas usadas por criminosos, assim como as principais fraudes existentes, para posteriormente, analisar um retrato dos crimes cibernéticos praticados no Brasil, bem como melhorar o processo de investigação.
Para definir o que seja crime virtual o autor traz os seguintes conceitos: O crime cibernético, também conhecido como crime eletrônico, crime de informática, crime digital, crime virtual, etc., é um ato típico, antijurídico, culpável e antiético, cometido sempre com utilização de softwares e hardwares, para transmissão de dados pela internet, com o intuito de copiar dados sem autorização, prejudicar outrem, atentar contra a liberdade individual, a privacidade, a honra, entre outros.
Desse modo, ao revelar o conceito de crime cibernético, o autor ainda aponta a diferença entre crimes de informática e referidos crimes cibernéticos. Assim Segundo Paulo Quintiliano (2007 apud KAMINSKI, 2003; PECK, 2002) “crimes de informática são todas as ações típicas, antijurídicas e culpáveis praticadas com a utilização de computadores e/ou de outros recursos da informática.” Já crimes cibernéticos são aqueles cometidos utilizando a internet, ou seja, o crime cibernético é espécie do crime de informática, uma vez que se utiliza de computadores para acessar a internet.
Com esse enfoque torna-se importante conhecer e analisar as condutas ilícitas praticadas através do ambiente informático e é justamente no primeiro capítulo que o autor apresenta o crime de Furto de identidade (identity theft) ato pelo qual uma pessoa tenta se passar por outra, atribuindo-se uma falsa identidade, com o objetivo de obter vantagens indevidas. Alguns casos de furto de identidade podem ser considerados como crime contra a fé pública, tipificados como falsa identidade. Na internet isso ocorre quando alguém cria um perfil em nome de outra em alguma rede social, ou ainda acessando uma conta de e-mail e enviando mensagens tentando se passar por outra e falsificando campos de e-mail.
Ressalte-se que uma identidade quando furtada, poderá trazer consequências como perdas financeiras, de reputação e falta de crédito. Além disto, reverter todos os problemas causados pode levar muito tempo e ser bastante desgastante. Desse modo , a melhor forma de impedir que uma identidade seja furtada é evitando que o fraudador tenha acesso aos dados e às contas de usuários. Além disso, para evitar que senhas sejam obtidas e usadas de forma indevida, é importante que as pessoas sejam cuidadosas, tanto quando usá-las quanto ao elaborá-las.
Outro crime que ocorre nesse meio virtual é a fraude de antecipação de recursos, ou advance fee fraud, esse golpe ocorre por meio do recebimento de e-mail ou de acessos a sites duvidosos em que a pessoa é convencida, por uma história mirabolante, a fornecer informações pessoais, ou ainda, coagida a fazer pagamentos adiantados com a intenção de se favorecer futuramente. Após fornecer os dados ou os recursos solicitados a pessoa
constata que foi vítima de um golpe, pois tal benefício que foi prometido não existia, e
que seus dados ou dinheiro estão em posse de golpistas. Esse tipo de fraude de antecipação de recursos pode se apresentar de várias formas, mas se assemelham em suas formas de aplicação e pelos danos causados.
Quanto à forma de prevenção, é importante ficar atento e identificar as mensagens que contém tentativas de golpes. Uma mensagem desse tipo, geralmente, possui características como: oferece quantias astronômicas de dinheiro, solicita sigilo nas transações, solicita que você a responda rapidamente, apresenta palavras como “urgente” e “confidencial” no campo de assunto, possíveis erros gramaticais e de ortografia, isso porque muitas dessas mensagens são escritas usando programas tradutores que acabam apresentando erros de tradução e de concordância.
É importante salientar que mensagens como estas não devem ser respondidas. Isso pode ser um artifício para confirmação de endereço de e-mail válido. As informações podem ser usadas para inclusão de alguém em listas de spam ou podendo ainda se tornar possíveis vítimas para outros tipos de golpes.
Outro ilícito apresentado é o Phishing, phishing-scam ou phishing/scam, é o tipo de fraude por meio da qual um golpista tenta obter dados pessoais e financeiros de um usuário, pela utilização combinada de meios técnicos e engenharia social. Ela ocorre por meio do envio de mensagens que se fazem passar por comunicações oficiais de alguma instituição conhecida, seja um banco, uma empresa ou um site popular e buscam atrair a atenção de usuários desprevenidos e curiosos, que têm intenção de serem caridosos ou que queiram obter vantagens financeiras.
Com intenção de atrair à atenção dos usuários, as mensagens enviadas abordam tema diversificados que exploram campanhas publicitárias, explorando imagens, assuntos recentes que estão em ênfase e ainda serviços. Uma das formas de se prevenir desse golpe ficar atento a mensagens recebidas mesmo que de alguma instituição conhecida, principalmente que tentem induzir o fornecimento informações ou instalar e executar algum programa ou clicar em links, além de observar se faz parte da política da empresa enviar mensagens, de forma indiscriminada, para os seus usuários.
Outra modalidade de crime é pharming um tipo específico de phishing que envolve o redirecionamento da navegação do usuário para sites falsos, por meio de alterações no serviço de DNS (Domain Name System). Nesse caso, quando se tenta acessar um site legítimo, o navegador web é redirecionado, de forma transparente, para uma página falsa. Uma forma de se prevenir é desconfiar todas as vezes que for digitar uma URL e que acabar sendo redirecionado para outro site e esse tentar realizar alguma ação suspeita, como abrir arquivos ou instalar programas e observar se o certificado apresentado corresponde ao do verdadeiro site.
...