TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE DOS SERVIDORES PÚBLICOS

Por:   •  1/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.868 Palavras (12 Páginas)  •  840 Visualizações

Página 1 de 12

 TRABALHO DO SEMESTRE

TEMA: RESPONSABILIDADE DOS SERVIDORES PÚBLICOS

ORIENTAÇÕES GERAIS

Como é do conhecimento de todos, nosso sistema de avaliação determina que um componente da nota para avaliação final, será um ou mais trabalhos.

Estes abordarão temas definidos pelo professor, a partir do conteúdo da disciplina.

No caso da disciplina de Direito Administrativo I proponho a realização de um trabalho específico valendo 2 pontos; os outros 2 pontos para completar a nota de trabalhos resultam dos trabalhos feitos em aula.

O tema do trabalho específico deverá abordar a Responsabilidade dos Servidores Públicos.

- Bibliografia a ser utilizada: Meirelles(material no acervo da turma) e Di Pietro ou qualquer outra de Direito Administrativo.

- Prazo para entregar: semana anterior à data da prova final.

-Forma de entrega: postar no AVA, pasta webfólio.

- Aproveitamento: será conteúdo da prova final

Questões orientadoras

1) Como é entendido o dever de responsabilização dos servidores no Direito Administrativo e por que existe este entendimento?

2) Sobre quais formas podem ser responsabilizados os servidores públicos?

3) De que resulta a responsabilidade administrativa? O que gera e qual sua conseqüência?

4) Relaciona-se a punição administrativa com as punições civis ou criminais? Em que medida?

5) O que a Administração deve observar para aplicar a punição administrativa?

6) Como se extingue a punição administrativa? Cabe a extinção em qualquer tipo de pena?

7) Como se entende a responsabilidade civil? Como nasce e se extingue?

8) Pode a Administração deixar de apurar esta responsabilidade? Por que?

9) Onde estão previstas as responsabilidades civil, administrativa e penal e como podem ser apuradas?

10) Que efeito tem a condenação criminal sobre as responsabilidades civil e administrativa?

11) Diferencie culpa e dolo.

12) O que é necessário para caracterizar a responsabilidade civil , como é apurada e quais são as conseqüências?

13) Do que depende a responsabilização civil do servidor por danos causados a terceiros?

14) Do que resulta a responsabilidade criminal ?

15) Onde se encontram definidos os crimes contra a Administração Pública?

16) Quem é considerado servidor público para efeitos penais?


17) Que rito obedecem os crimes funcionais?

18) Em que tipos de crimes podem incorrer os servidores públicos e os agentes políticos?

19) Por que qualquer pessoa tem legitimidade para comunicar à autoridade competente a existência de um crime praticado por agente público?

20) Fale sobre a responsabilidade por improbidade administrativa,que legislação é aplicável, quando cabe, quem é passível dessa responsabilização, que espécies de improbidade existem e quais são as punições delas decorrentes.

21) Quais são os meios utilizados para responsabilizar e penalizar os servidores. Fale sobre cada uma.

22) Quando cabe o seqüestro e o perdimento de bens?

23) Quem pode incorrer em abuso de autoridade, a que tipo de responsabilização está sujeito o agente público que comete abuso de autoridade e como se apuram estas responsabilidades?

OBS: O trabalho pode ser realizado com a resposta às questões anteriormente descritas ou em forma de texto, utilizando as questões para orientação. Independente da forma escolhida o trabalho deve ter folha de rosto,introdução, desenvolvimento e conclusão

 

  1. Como é entendido o dever de responsabilização dos servidores no Direito Administrativo e por que existe este entendimento?

A responsabilização dos servidores públicos é dever genérico da Administração e específico de todo chefe, em relação a seus subordinados.
No campo do Direito Administrativo esse dever de responsabilização foi erigido em obrigação legal, e, mais que isso, em crime funcional, quando relegado pelo superior hierárquico, assumindo a forma de condescendência criminosa. Há varias razões para tal rigor, uma vez que essa infração tanto lesa a Administração, e a tolerância do chefe pela falta cometida, o que serviria como um estímulo para o cometimento de novas infrações/faltas.

  1. Sobre quais formas podem ser responsabilizados os servidores públicos?

Os servidores públicos podem cometer infrações de quatro ordens: administrativa, civil, criminal, e improbidade administrativa. Podendo haver responsabilidade civil e administrativo sem vinculo com responsabilidade penal, mas não pode haver responsabilidade penal sem responsabilidade administrativa e civil. Por essas infrações deverão ser responsabilizados no âmbito interno da Administração e/ou judicialmente.

  1. De que resulta a responsabilidade administrativa? O que gera e qual sua consequência?

A responsabilidade administrativa é a que resulta da violação de normas internas da administração pelo servidor sujeito ao estatuto e disposições complementares estabelecidas em lei, decreto ou qualquer outro provimento regulamentar da função pública. A falta funcional gera o ilícito administrativo e dá o ensejo à aplicação de pena disciplinar, pelo superior hierárquico, no devido processo legal.

  1. Relaciona-se a punição administrativa com as punições civis ou criminais? Em que medida?

A punição administrativa não depende de processo civil ou criminal a que se sujeite também o servidor pela mesma falta, nem obriga a Administração a aguardar o desfecho dos demais processos, nem mesmo em face da presunção constitucional de não culpabilidade. Apurada a falta funcional, pelos meios adequados, o servidor fica sujeito, desde logo, à penalidade administrativa correspondente. A punição interna, autônoma pode ser aplicada antes do julgamento judicial do mesmo fato.

  1. O que a Administração deve observar para aplicar a punição administrativa?

Se a punição estiver fundamentada na prática de crime contra a Administração Pública, este há que estar afirmado em sentença transitada em julgado.
O que a Administração não pode é aplicar as punições arbitrárias que não estejam previstas em lei. Tais atos exigem fiel observância da lei para a sua prática e impõem à Administração o dever de motivá-los, de demonstrar sua conformidade com os dispositivos em que se baseiam. Na motivação da pena, a autoridade administrativa competente deve justificar a punição imposta, analisar a repercussão o dano para o Poder Publico, apontando os dispositivos legais ou regulamentares violados e a cominação prevista. O necessário é que a Administração Pública, ao punir seu servidor, demonstre a legalidade da punição. Assim, ficará justificado o ato e resguardado de revisão judicial, visto que ao judiciário só é permitido examinar o aspecto da legalidade do ato administrativo, não podendo adentrar os motivos de conveniência, oportunidade ou justiça das medidas da competência específica do Executivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (198.5 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com