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RESUMO ANTROPOLOGIA JURÍDICA

Por:   •  10/9/2017  •  Dissertação  •  2.265 Palavras (10 Páginas)  •  453 Visualizações

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Taynna do Vale Felix

Direito 2° período- AESO- Prof° Glauber Lemos

Antropologia

Antropologia = (antropo=homem , Logia= estudo/ciência ) ciência que estuda o homem.

A antropologia se divide em três correntes:

  1. Antropologia Biológica ou Física: que estuda os aspectos genéticos da humanidade , juto com arqueologia que estuda o fosseis da humanidade antiga que já viveu na terra.
  2. Antropologia Filosófica: este tipo de antropologia teve uma preponderância muito forte no Sec. XX, com o estudo do ser.
  3. Antropologia Cultural: que estuda os povos distintos, este tipo de antropologia se localiza numa espécie de mio termo entre o físico  e o espiritual , vai ser o ramo que estuda o homem como ser universal do ato e circunstancias de todo o meio de cultura, como produtor de sentidos. O homem surge com uma micropartícula do social e essa micropartícula é decifrada dos sentidos da vida, estamos o tempo todo interpretando as coisas , apreendendo , explorando, observando e entendendo as coisas ou seja tudo isso é essencial para entender a antropologia.

Ex: uma cadeira para ela poder ser criada , ele teve que ser projetada antes de sua criação , ou seja é esta capacidade de criação e execução de tornar as coisas como são.

Etnografia 

é um dos métodos que se usa para se fazer antropologia que significa em coleta de dados , baseia-se sobretudo no contato do pesquisador com o “grupo” que será pesquisado. A base de sua pesquisa será uma pesquisa de campo, através da observação participante , do contato intenso e prolongado, ou seja atreves de uma hermenêutica de interações sociais.

Origens da antropologia

(PARTE 1)

Essa origens tem haver com viagens , que gera interações com desconhecidos , que causam relatos que eram transmitidos através da oralidade

Antecedentes:

  1. Época clássica: foram relatos trazidos de forma oral  e tratavam  exatamente de contar as interações com desconhecidos , sempre misturando mitologia com realidade,  sempre com caráter de dar sentidos as coisas as manifestações humanas.
  2. Registros de viajantes: esse registros são considerados a pré-história da antropologia (antes do método etnográfico), eram as primeiras visões do mundo e que adotavam uma visão muito particular, trazendo sempre um choque de culturas pois suas comparações sempre eram voltados para o europeu, e ao se depararem com os novos habitantes esses registros ocidentais e orientais traziam descrições de bons selvagens e maus selvagens. Este selvagem seja bom ou ruim sempre será comparado ao europeu , e essa comparação se dar em virtude das dificuldades de comparações metodológicas encontradas em todos os relatos.

Dificuldades dos antecedentes:

O que observar? Vai encontrar o caráter exposto pelo bizarro, pelo ridículo, pelo exótico ou ainda pelo caráter cientifico, eles buscam comparações entre tudo que era de bom e ruim. O grande problema da definição do selvagem é que eles traziam um espelho de si próprio na comparação , não existia então aquele caráter hermenêutico das interações , de interpretações desses tipos humanos .

Como observar?

Desenvolvimento da Antropologia

(PARTE 2)

  • O problema do método: é encarado de forma racional desde Aristóteles, e a empiria a necessidade de buscar dados empíricos que busquem a verdade deste conhecimento racional que eram dados por meio de experiências em laboratórios.Ciências Naturais e Ciências Sociais: as ciências naturais e sociais não deram muito certo com essas experiências, pois o nível de complexidade não chega perto para desenvolver o ser humano( por motivos deles estarem sempre mudando) ser variável e aí tentou:
  • Controle e manipulação de objetos : que se mostrou fracassado, impossível , pois o cientista sempre está em contato com objeto e não sendo possível com o ser humano (considerado selvagem)
  • Distancia Sujeito/objeto: colocar o homem como objeto de lado, distante, torna-se difícil o estudo.
  • Totalidade: a totalidade aqui visa compreender tudo aquilo que é importante , para se compreender porque os seres humanos são com são, são inesgotáveis.

E assim por essas dificuldades, vai ser proposto um evolução.

A categoria de Raça e o Evolucionismo Antropológico

Ate o final do sec XVIII, a ideia de raça significava linhagem no sentido tradicional que era a herança de determinadas características típicas neste caso sangue azul por exemplo, sentiu-se então a necessidade de estabelecer parâmetros comparativos a partir do evolucionismo no inicio do sec XIX. Partiu-se então duas perspectivas evolutivas para dar termos racionais e empíricos a comparação entre os povos.

  • Poligenismo: (poli=vários , genismo=ancestral) uma corrente que vai se tornar muito frequente nos países protestantes como Inglaterra, Alemanha, Holanda. Partem de uma premissa que existiam vários ancestrais e que mostravam capacidade evolucionistas desiguais , o qual alguns evoluíam rapidamente e outros não. No poligenismo o intercambio sexual era proibido, pois assim com a proibição do intecambio sexual anulariam a evolução. Falavam que superioridade estava na pureza das raças e não nos mestiços .
  • Monogenismo: (apenas um ancestral) partem do mito adâmico e estavam propensos a se misturar, permitiam o intercambio sexual pois possibilitava assim que aquelas racas que tiveram dificuldades de se desenvolver pudessem acelerar este processo de desenvolvimento  fazendo com que acontecesse um aprimoramento genético através do intercambio sexual, onde as raças pudessem evoluir e se modernizarem.

Por que essa discussão racial é importante para entender o métodos etnográfico?

por que a ideia que se busca é de que o homem no seu caráter cientifico comprovado por leis cientificas, a evolução aqui é que daria o caráter de lei , todos os povos evoluem , todos partem para o processo evolutivo, todos podem ser explicados pelas mesma formas, pelos mesmo critérios monegenistas ou poligenistas evitando assim todo toda discussão da diversidade cultural

Etnografia e a Improbidade da Ideia Racial 

(Colocava as idéias raciais de lado e trazia com Bronislaw Malinowski):

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