RESUMO – IDEOLOGIA PARTIDÁRIA/COLIGAÇÃO DE PARTIDOS
Por: Eurípedes Netto • 8/9/2016 • Resenha • 307 Palavras (2 Páginas) • 327 Visualizações
RESUMO – IDEOLOGIA PARTIDÁRIA/COLIGAÇÃO DE PARTIDOS
Em tese, Ideologias Partidárias são os conjuntos de orientações políticas que o partido escolhe quando é fundado, mas que podem ir evoluindo à medida em que o partido vai crescendo e o mundo, se transformando. É esse conjunto de ideias que define se um partido é de esquerda ou direita, por exemplo, ou se terá um perfil mais trabalhista, empresarial, conservador ou liberal, entre milhares de opções possíveis. Há partidos que nascem inspirados em outros que já existem mundo afora, ou que já existiram no Brasil, caso do Partido Verde, do Partido Comunista, do Partido Socialista, do Partido Integralista (de perfil fascista), do atual PTB, do Democrata Cristão, etc. Outros partidos nascem ao redor de ideais, como o PSDB (Social Democrata, um partido tipicamente de centro, com ênfase no liberalismo, ou seja, a defesa do capital privado em detrimento ao estatismo dos partidos socialistas) ou a UDR (que não é um partido, mas tem poder político em defesa dos ruralistas).
Já a “Coligação” ou “Coalização Política” é um pacto realizado entre dois ou mais partidos políticos com o intuito de se fortalecerem e governarem uma certa região. Normalmente as coligações são feitas quando o partido político não tem apoio suficiente na Câmara Legislativa para governar de maneira eficiente, sendo assim, realizam se as coligações (geralmente entre partidos de ideais parecidos), antes ou depois das eleições, para que consigam governar de maneira eficiente uma região.
Acontece que os políticos, ao iniciarem sua carreira, devem escolher um partido no qual se identifica com os seus ideais, defendendo as durante toda a sua vida política, porém, observa se que tais alianças são realizadas somente para conseguirem o poder ou se manterem nele, isso aconteceu, por exemplo, quando o PR do Maluf e o PCdoB se sentaram lado a lado no poder.
Palavras Chave: Ideologia. Partidária. Coligação. Poder
...