Recursos e Ações Constitucionais
Por: marianapc • 13/4/2022 • Trabalho acadêmico • 1.205 Palavras (5 Páginas) • 78 Visualizações
- Há alguma relação entre a queda do muro de Berlin e as ideologias econômicas estudadas em sala de aula?
- O muro de Berlim foi construído em 1961, no contexto da Guerra Fria, que foi uma disputa geopolítica após a Segunda Guerra Mundial, entre o bloco capitalista, liderado pelos EUA, e o bloco socialista, composto pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. A crise enfrentada pelo governo na Alemanha Oriental culminou na abertura das fronteiras, permitindo o trânsito dos cidadãos entre os dois lados e, posteriormente, a queda do muro.
A queda do muro de Berlim está diretamente ligada entre duas ideologias econômicas estudadas em aula: o socialismo e o capitalismo. Uma vez que a queda do muro de Berlim está ligada a crise enfrentada pelo governo vigente, de caráter econômico e político, ligadas a ideologia socialista, o aumento de sua dívida externa, do déficit comercial, da falta de mercadorias e das péssimas condições de vida da população na Alemanha Oriental, a RDA também enfrentava manifestações contra o governo vigente, que era extremamente autoritário.
Portanto, com a queda do muro, houve a reunificação da cidade de Berlim, e o fim do socialismo na Alemanha Ocidental, passando a prevalecer o capitalismo.
- Qual a relação entre as ideologias econômicas e as atitudes de Alexander Kerner para cuidar da mãe após a alta hospitalar ocorrida no filme? Justifique ambas as respostas.
Durante o coma de Christiane, ocorre a queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha Ocidental e Oriental, prevalecendo o regime capitalista sob o regime socialista. Após oito meses em coma, Christiane acorda, sem ter conhecimento da instauração do capitalismo na região onde morava. Nesse momento, o médico aconselha Alexander a poupar a mãe de surpresas e choques, pois se tivesse outro ataque, não sobreviveria.
Após a alta da mãe, Alex opta por esconder da mãe o fim da RDA e a instauração do capitalismo na região, deixando a mãe acreditar que ainda vive no regime socialista. Dessa forma, Alexander passa a contar com seus amigos, onde passa a forjar documentários na televisão e alterar as marcas de produtos industrializados, escondendo da mãe a nova realidade da região onde vive.
Ao longo da história, surgiram diferentes regimes político-econômicos, entre eles o capitalismo e o socialismo O filme “Adeus, Lenin!” mostra sob diferentes pontos de vista, pessoas que viveram sobre o regime capitalista e socialista e como a queda do muro de Berlim alterou a vida das personagens.
Sob o ponto de vista econômico, o filme mostra como a queda do muro de Berlim e a instauração do capitalismo na antiga RDA interferiu no cotidiano dos personagens. Podemos ver isso através dos amigos da família, onde reclamam sobre como seus empregos foram afetados pelo capitalismo.
Além disso, questões econômicas também ficam evidentes quando Alex tenta manter a realidade da antiga RDA para a mãe. As antigas lojas do regime socialista são fechadas, e há um grande aumento na diversidade dos produtos comercializados, dando espaço para o surgimento de novos mercados e abertura para consumo de bens importados.
Contudo, embora haja aumento dos produtos disponíveis e um grande incentivo ao consumo, os moradores da Alemanha Socialista nem sempre tinham condições de acompanhar o crescimento do mercado. Isso porque, com a unificação dos lados, o Marco Alemão foi adotado como moeda oficial, e os moradores da antiga RDA foram obrigadas a adotar a moeda, trocando os Marcos do Leste, em uma razão de 2 para 1. Ou seja, embora tivessem uma grande oferta de produtos, não tinham dinheiro para consumir na mesma velocidade.
O capitalismo é uma ideologia econômica fortemente ligada ao incentivo ao consumo, a grandes diversidades de marcas e produtos e ao crescimento de mercado. Essa ideologia se opõe ao socialismo, na medida em que o consumo não era algo a ser incentivado, bem como havia uma quantidade limitada de produtos e marcas em oferta no mercado.
Após a alta da mãe, Alex opta por esconder da mãe o fim da RDA e a instauração do capitalismo na região, deixando a mãe acreditar que ainda vive no regime socialista, forjando documentários televisivos e alterando as marcas dos produtos industrializados.
A partir da notícia apresentada, aponte dois princípios constitucionais da ordem econômica que não estão sendo factualmente materializados. Justifique.
2. Na notícia acima, os princípios básicos da ordem econômica que não estão sendo factualmente materializados são: o princípio da redução das desigualdades regionais e sociais, previsto no art. 170, inciso VII da CF e o princípio da busca do pleno emprego, previsto no art. 170, inciso VIII da CF.
Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:
...