Redação " Atentado ao Charlie Hebdo"
Por: Jessica Deanin • 4/4/2016 • Trabalho acadêmico • 305 Palavras (2 Páginas) • 389 Visualizações
Há limites para liberdade de expressão ?
A liberdade de expressão é um direito de todo cidadão, qualquer um pode criticar e expressar sua opinião a respeito de qualquer assunto. Entretanto existem alguns excessos no exercício deste direito e como todo excesso pode trazer consequências ruins a sociedade.
No dia 7 de janeiro de 2015 o jornal Charlie Hebdo foi vitima do atentado terrorista motivado pelos jihadistas em defesa de sua religião. O jornal foi alvo dos muçulmanos por representar em suas charges criticas direcionadas ao profeta Maomé. Para a população muçulmana qualquer representação do profeta é considerado blasfêmia, crime que tem como sentença a morte
As charges publicadas no jornal francês não são apresentadas como ameaças a religião muçulmana, O atentado a França apenas evidencia uma sociedade retrógrada, onde a mesma se sentiu ofendida pelo discurso abordado pelo jornal francês e revidou da pior forma possível.
De forma alguma o atentado pode ser justificado, não existem motivos válidos para se justificar um ataque dessa proporção. Entretanto é claro que devemos manter o respeito ao próximo, assim como não podemos utilizar a violência como meio de defesa, ofender pura e simplesmente a crença do próximo não é a melhor maneira de se criticar algo.
A liberdade de expressão é essencial para o avanço da sociedade, para que todos possam exercer a liberdade de opinião este direito deve ser garantido. Não devemos estabelecer um limite para o que alguém pode ou não falar, o discurso deve ser avaliado pela sociedade e a mesma deve decidir se os argumentos são validos ou não.
Portanto, o Estado deve estabelecer punições mais severas contra os ataques, preservando o direito a liberdade de expressão dos seus cidadãos sem que os mesmos tenham que se preocupar com ataques de indivíduos tentando fazer "justiça" com as próprias mãos.
Jessica Deanin Magalhães, Marília-SP
...