Relatório Sobre a Live "Violência contra a mulher e machismo estrutural"
Por: ALBcosta • 12/4/2023 • Relatório de pesquisa • 253 Palavras (2 Páginas) • 108 Visualizações
Relatório sobre a Live "Violência contra a mulher e machismo estrutural"
Palestra conduzida pela professora , trazendo reflexões de como acontece esse machismo estrutural. Sendo o movimento dando nome às coisas. O papel da mulher na sociedade sempre foi o de cuidar e não o de ser cuidada.
Papéis limitantes desde a infância para mostrar o que é de meninos e de meninas. A mulher transferiu a imagem do seu pai ao seu marido. Com a evolução do mundo, esses papéis das mulheres começam a ser questionados.
O machismo estrutural é cultural e inerente a diversos aspectos de uma sociedade, tendo sido normalizado por muitas décadas. Entretanto, os movimentos sociais e feministas deram lugar àquelas que, por si só, estavam em papel de desigualdade e inferioridade.
Tivemos o marco da lei maria da penha, onde traz também as violências implícitas, afetando diretamente o psicológico da vítima, pois ela reconhece e consegue dar nome aquela dor que ela estava sentindo.
Sendo de extrema importância dar nome às violências vivenciadas, para que não passe despercebido.
A lei carolina dieckmann trouxe a importunação sexual, mostrando que o corpo da mulher não é público, fazendo com que venha a cometer esse crime seja responsabilizado.
Discutiu na live as questões atuais sobre importunação sexual vivenciado por uma participante de reality; o estupro cometido por um jogador de futebol.
A luta feminista não pode ser relativisada. Temos que dar nome às coisas. E com homens alinhados à causa, podemos dar uma redução nesse machismo e alcançar a igualdade de gênero.
...