Resumo de Psicologia Jurídica
Por: T Q • 4/12/2019 • Resenha • 657 Palavras (3 Páginas) • 424 Visualizações
Atividade de Psicologia
6 - Conforme o texto, o que se entende por insight? Como ele pode favorecer ou dificultar o processo de compreensão do sujeito?
O insight é a capacidade da pessoa para perceber, assimilar, compreender e elaborar a realidade e os conhecimentos em sua volta. A pessoa cujo insight é prejudicado apresenta dificuldades em fazer a distinção entre o certo e o errado, e tem a percepção da realidade distorcida.
É fundamental o entendimento do o que é o “insight” e de como ele funciona em cada indivíduo para a compreensão dele, e para a prevenção de possíveis atos de conduta ilícitos.
7 - Conforme Myra y Lopez, fatores que podem ser responsáveis pela reação pessoal do sujeito em um dado momento. Quais são estes fatores e como funcionam e se inter relacionam?
Existem os fatores herdados: constituição corporal, temperamento, inteligência. Os fatores mistos: caráter; e os fatores adquiridos: prévia experiência de situações análogas, constelação, situação externa atual, tipo médio de reação social (coletiva) e modo de percepção da situação.
Em relação aos fatores herdados, segundo Myra e Lopez o fator morfológico origina na pessoa um obscuro sentimento de superioridade ou inferioridade física em frente às situações e influencia a determinação de seu modo de reagir. O temperamento, por sua vez, é a resultante funcional direta da constituição corporal, sendo responsável pela nossa tendência mais primitiva de reação em frente dos estímulos ambientais. E com relação à inteligência, o autor defende a ideia de que ela nos fornece subsídios para uma adaptação melhor á realidade e uma melhor compreensão dela.
O caráter, que é constituinte do fator misto, é o resultado da luta entre os fatores endógenos e exógenos integrantes da personalidade. Logo, é o fator mais importante na descrição de personalidade de uma pessoa, pois irá ser refletido em sua conduta.
Por fim, em relação aos fatores adquiridos, Myra y Lopez afirma que a experiência, a influência de atos passados e a subjetividade humana implicam diretamente na causa de muitos atos ilícitos e desvios de conduta e influenciam na forma que as pessoas reagem diante de uma situação de conflito.
8 – Quais as áreas de atuação que estão ligadas á Psicologia Jurídica?
Psicologia Jurídica e as Questões da Infância e Juventude; Psicologia Jurídica e o Direito da Família; Psicologia Jurídica e Direito Civil; Psicologia Jurídica do Trabalho; Psicologia Jurídica e o Direito Penal; Psicologia Judicial ou do Testemunho; Psicologia Penitenciária; Psicologia Policial e das Forças Armadas; Mediação; Psicologia Jurídica e Direitos Humanos; Proteção a Testemunhas; Formação e Atendimento aos Juízes e Promotores; Vitimologia e Autópsia Psicológica.
9 – A Psicologia Forense, Criminal e Jurídica estão interligadas. Em que se assemelham e em que diferem?
A Psicologia Jurídica abrange uma denominação genérica das aplicações da Psicologia relacionadas á prática jurídica, enquanto as demais, fazem parte do seu conjunto e exercem funções mais específicas. A Psicologia Forense corresponde a toda aplicação do saber psicológico realizada sobre uma situação que se sabe estar (ou estará) sob apreciação judicial, logo, é toda Psicologia aplicada no âmbito de um processo ou procedimento em andamento no Foro.
...