Revisao de argumentação
Por: JA2303 • 22/6/2015 • Ensaio • 605 Palavras (3 Páginas) • 207 Visualizações
Demostração e Argumentação
DEMOSTRAÇAO: convencional
-busca a verdade; e um meio de provar que visa a delimitar as pessoas a serem percorridos para deduzir premissos de outra já existentes, desde que siga rigorosamente as regras estabelecidas.
-logica formal;
-regras
-método dedutivo ( G – P )
ARGUMENTAÇAO: persuasão
-preocupa-se com adesão do auditório, por isso recorre as teses (proposição que precisam se sustentada pelo orador e cuja aceitação dependera de sua maior capacitação de persuasão).
-logica do razoável
-princípios
-método indutivo ( P – G )
FUNDAMENTAÇAO SIMPLES E COMPLEXA
A fundamentação simples é aquela em que a subsunção do fato à norma mostra-se suficiente para resolver o caso concreto. Na verdade, os casos concretos simples são aqueles cuja fundamentação pode ser realizada apenas com um argumento pró-tese, um argumento de autoridade e um argumento de oposição, seguidos da conclusão.
Os casos concretos complexos exigem estrutura argumentativa muito mais elaborada, a qual somente será trabalhada em Teoria e Prática da Argumentação Jurídica.
ARGUMENTAÇAO
PRÓ-TESE
O argumento pró-tese caracteriza-se por ser extraído dos fatos reais contidos na narrativa. Deve ser o primeiro argumento a compor a fundamentação simples. A estrutura adequada para desenvolvê-lo seria: Tese + porque + e também + além disso. Cada um desses elos coesivos introduz fatos distintos favoráveis à tese escolhida.
O argumento de autoridade é aquele constituído com base na legislação, na doutrina, na jurisprudência e/ou em pesquisas científicas comprovadas. O argumento de oposição apóia-se no uso dos operadores argumentativos concessivos e adversativos, essa estratégia permite antecipar as possíveis manobras discursivas que formarão a argumentação da outra parte durante a busca de solução jurisdicional para o conflito, enfraquecendo, assim, os fundamentos mais fortes da parte oposta. Compõe-se da introdução de uma perspectiva oposta ao ponto de vista defendido pelo argumentador, admitindo-a como uma possibilidade de conclusão para, depois, apresentar, como argumento decisório, a perspectiva contrária.
OPOSIÇÃO
Embora (fato -), tese, porque (fato +) (Fato -), mas (fato +). Portanto (tese)
EX:
Embora não exista lei que obrigue alguém a ser pai, nem que garanta reaproximações indesejadas, a Justiça pode, sim, fazer valer o direito de um filho em relação aos cuidados paternais, por meio de uma reparação afetiva.
COESAO E COERENCIA
COESÃO É a ligação, a relação, a conexão entre as palavras, expressões ou frases do texto.
EX:
Comprei um livro que me foi muito útil para realizar a prova.
Comprei um livro. O livro me foi muito útil para realizar a prova.
...