TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintese Sobre Direito

Por:   •  14/5/2015  •  Resenha  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ

Área: Ciências Humanas e Jurídicas

Curso: Direito

Componente Curricular: Metodologia da pesquisa do Direito I

Professor: Roberto Deitos

Acadêmico: Glecir Manoel Antonini

1º Período - Noturno

CONHECIMENTO

A ação humana caracteriza-se por ser ativa, propositiva, passiva ou reativa, com a realidade, curiosidade, angústia para amainar seu natural e imanente desejo de compreensão e explicação, extinguindo a sensação angustiante em que o desconhecido o apavora.

Há vários estados de desconhecimento, não-dominado, não possuído, a ignorância. O ser humano, ao dominar, daquilo que não ainda era conhecido se sente seguro e confortável. Conhecimento permite a compreensão e a explicação do contexto circundante. Conhecer é “reduzir o desconhecido ao conhecido” (ALVES, 1999, p.45).

Conhecer é habituar-se, integrar a algo novo e contínuo, por ser de natureza imaterial e atender uma demanda instintiva e natural, o “acúmulo de conhecimentos” é ilimitado e permanente, aonde o ser humano reconhece que nunca conhece o suficiente, e pressupõe uma apropriação daquilo que não se tem posse. Por outro lado, o conhecimento apresenta-se sempre como discursivo, conceitual, sendo assim, um fenômeno representacional e consciencial, pois não é possível apropriar-se do objeto enquanto tal. Conseguindo posse do conceito que é elaborado através do pensamento.

O conceito é como uma relação entre um sujeito e um objeto, aonde se caracteriza o ato de conhecer uma apropriação está se pressupondo, conhecimento é correlação, estrutura relacional que defina a natureza de cada participante. A imbricação correlacional presente no ato de conhecer faz com que o sujeito seja sujeito para objeto e o objeto objeto para o sujeito, é um processo de exteriorização do sujeito e tem como propósito recolher as propriedades deste.

O conhecimento do senso comum é fonte a experiência diária. O ser humano o adquire na e pela resolução dos problemas cotidianos e imediatos.

Superficial aquilo que aparenta ser. Sensitivo ligado à vivência, a percepção e as crenças pessoais.

Subjetivo é uma concepção individualizada da realidade.

Assistemático não se preocupa com organização de interpretação, não busca explicações justificadas.

Ametódico não planeja ou organiza suas ações, apenas absorve informações.

Acrítico fundamenta opiniões e convicções individuais.

Para concluir o conhecimento, o ser humano necessita dos diversos tipos de conhecimentos para interpretar e explicar a si mesmo e ao mundo. Conhecimento empírico originário da experiência cotidiana influencia e interfere na interpretação do mundo, fenômeno religioso é imanente aos seres humanos. A fé é uma constante aliando o conhecimento filosófico que auxilia para se ter uma concepção de realidade melhor fundamentada e essencial.

CIÊNCIA

Ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos regularmente, estruturados e verificáveis, fazendo referência a objetos da mesma natureza aonde a ciência é constituída por, suposições, definições que ministra o caráter de ser um conhecimento racional, e também a ciência constitui saberes ordenados, elaborando leis e teorias.

Ciência-disciplina constituída a partir de conhecimentos historicamente acumulados, sendo um método específico que resultou num conjunto de detalhamentos, esclarecimentos, leis, teorias e modelos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com