Sistema judiciario
Por: telesdallagnol • 29/11/2015 • Dissertação • 302 Palavras (2 Páginas) • 159 Visualizações
Sistema judiciário
Através deste documentário temos a exata noção do funcionamento da justiça criminal no Brasil, ele faz uma relação entre a violência e a criminalidade com as grandes diferenças sociais no brasil.
Por trás da criminalidade sempre existe uma realidade, ou seja, a injustiça social produz na sociedade as condições necessárias para o desenvolvimento do crime, isto é, facilmente comprovado analisando o sistema carcerário que esta lotado de pessoas que não tiveram outra expectativa de vida e este sistema ao invés de corrigi-los torna-os ainda mais criminosos. Outro lado desta situação é o grande numero de processos que obrigam os juízes, promotores e defensores a não se dedicarem de maneira eficiente ao julgamento dos fatos, além disso deve se mencionar a forma corrupta e tendenciosa da policia que em grande numero narram os fatos de forma incompleta e as vezes faltando com a verdade, consequentemente situações que ocorreram mais não estão presentes nos autos não podem serem apreciados pela justiça. Além desses pontos mencionados existem ainda a postura conservadora dos operadores do direito que geralmente estão mais interessados em dar prosseguimento a uma longa e desnecessária encenação, do que a prestar atenção aos autos e tentar analisar os fatos, possivelmente assim juízes não condenariam um cadeirante que segundo os autos avia pulado o murro para fugir da policia.
A realidade das relações de poder dentro da sociedade é muito complexa, geralmente a justiça funciona como um elemento de reafirmação de uma ordem social injusta. Necessitamos de reformas imediatas no judiciário brasileiro desde a capacitação de todos envolvidos no processo, como melhorias na estrutura física do sistema carcerário, assim como a necessidade de adoção de medidas de ressocialização, reeducação e punição a que são submetidos os presos.
Teles Dall Agnol
R.A: 3786763529
Filosofia e Ética jurídica
Passo Fundo, Setembro de 2012.
...