Subtípico: Como registrar a informação?
Por: fernandofly • 6/6/2019 • Trabalho acadêmico • 2.311 Palavras (10 Páginas) • 146 Visualizações
Modelo APA
Diferenres Formas de citação
Subtopico: Como registrar a informação?
Objectivo: no fim desta aula, os alunos devem ser capas de reconhecer diferentes formas de citacao plasmadas no modelo APA, e usar nos seus trabalhos cientificos.
Existem diversas maneiras de recolher a informação que se extrai das referencias; de facto, cada pessoa pode idear ser próprio método de acordo a forma como trabalha. Alguns autores segerem o uso de fichas (rojas, 1981); Pardinas, 1975; Garza, 19876; e Backer e Gustafson, 1976). No entanto, a informação também pode ser recolhida em folhas soltas, cadernetas ou cadernos.
A maneira de recolhê-la é o de menos, o importante é que se extraiam os dados e ideias necesarias para a elaboração do enquandramento teórico. Em alguns casos, unicamente se extraiuma ideia, comentario ou cifra; em troca, em outros se extraem várias ideas, resume-se a referencia (por exemplo, os resultados de uma pequisa), reproduz-se textualmente parte do documento e elaboram-se ideias a partir do texto lido. Em qualquer caso, o que é indispensável é anotar a referencia completa do texto lido. Em qualquer caso, o que é indispensável é anotar a referencia completa de onde se extraiu a informação, segundo o tipo de fonte documental de se trate:
Livros.
Título e subtítulo do Livro, nome do (s) autor (res), lugar e ano de edição, nome da editora e, quando se tratar deuma reimpressão, o número desta.
Capítulo de livros escritos, quando estes foram escritos por vários autores e recolhidos por uma ou várias pessoas (compilações).
Título, sutítulo e número do capítulo, nome do (s) do capítulo, titulo e subtítulo do livro, nome do (s) compilador (es) ou edotor (es) que é diferente da editora, lugar e ano de edição, página do livro em que começa o capitulo e página em que termina, nome da editora, número de reimpressão (se for o caso). Quando o capitulo foi publicado enteriormente em outra fonte, citação completa onde se apresentou ou publicou (sempre e quando o inclua o livro, geralmente aparece esta citação em alguma pare dele).
Artigos e Revistas.
Título e subtítulo do artigo, nome do (s) autores (es), nome da revista, ano, volume, número ou equivalente; página onde começa o artigo e página onde termina.
Artigo jornalisticos.
Título e subtítulo do artigo, nomes do (s) autor (es), nome do periodico, secção e página (S) ONDE SE publicou e dia e ano em que se publicou.
Material audiovisual.
Título e subtitulo da fita de video, documentário filmado, filme ou equivalente; nome do (s) produtore (es) e director (s), nome da instituição ou empresa produtora, lugar e ano de produção. Se for um material disponivel em internet, colocar o link e a data de consulta.
Trabalhos apresentados em seminarios, conferencias, congressos e eventos similares.
Título e subtítulo do trabalho, nome do (s) autores, nome completo do evento e assoaciação, organismo ou empresa que o patrocina, mês e ano em que se realizou e lugar onde efetuou.
NORMAS GERAIS PARA CITAÇÕES NO TEXTO
Existem a nivel mundial diversas associações que se ocuparamde estabelecer criterios especificos sobre as normas bibliograficas a seguir na redação e publicação de trabalhos cientificos de pesquisa.
As normas mais seguidas são as referidas à American Psychological Association (APA) (2005, 2006), a Associação Brasileira de Normas de regidir (ABNT) (ver exemplo, 2002 a, b) as normas de Vancouver (stile Vancouver).
As sessoes seguintes pretendem dar resposta às diferentes possibilidades que se apresentam a um pesquisador no momento de redigir, dar forma ao texto e citar a bibliografia seguindo seguindo critérios e um estilo aceite pela cominidade científica.
Convém assinalar que a adoção de determinadas normas de estilo nos textos cientificos, sejam APA, ABNT ou Vancouver, não está isenta de dificuldades provenientes das caracteristicas do idioma especifico emque o pesquisador situe seu trabalho. A adoção de maneira escrita das mesmas choca, sem lugar a dúvidas, com os requerimentos linguisticos básicos de línguas como o castelhano ou o português, por exmplo.
CITAÇÕES DIRETAs
Esta secção faz referência à transcrição literal de um fragmento de texto ou de parágrafos completos. Em qualquer caso, trata-se de palavras de outro autor que devem ser reconhecidas e consideradas do mesmo, sem que exista nenhum tipo de dúvida a respeito.
APA
Existem duas formas diferentes, segundo a extensão da citação, em ambos os casos deve aparecer o sobrenome ou sobrenomes do autor ou autores, tal como se referenciam na lista do final da obra, seguidos do ano e página especifica.
- Menos de 40 palavras: coloca-se entre aspas na continuação do paragrafo que se está expondo. Quer dizer, sem separar do texto.
Exemplo:
O orientador “além de técnico e perito nas ferramentas tecnológicas aplicadas à orientação, terá que exercer tarefas de consultas e assessoramento aos envolvido no processo orientados” (Pantoja, 2004, p. 19), o qual nos leva ao desempenho de um novo papel e funções.
- Texto de 40 ou mais palavras: esta considera-se uma citação longa e deve ir separada do texto emum bloco independente, recuo da margem esquerda a 5 espaços ou, que é igual, a 1,3 cm da margem (na mesma posiçao queum novo paragrafo). Além disso, não leva aspas nem itálicos, o espaçamento será duplo e, se houver mais parágrafos, estes terão recuo de 5 espaços.
Exemplo:
Pantoja (2004, p. 194) afirma o seguinte:
Com respeito às competencias que terão que adquiri, os orientadores destacam aqueles que supõem uma reciclagem das já tradicionais, isto é, utilizar, por exmeplo, a videoconferencia, o chat, o correio electronico ou os foros de discussão para manter entrevistas ou conversas comum ou mais clientes situados a distância.
Como se pode apreciar no exemplo, o recuo de primeira a linha coincide com a do texto citado. A modalidade de pôr a página depois do ano também pode ser trocada por fazê-lo após terminar a citação, pondo entre parênteses o p de página, ponto e número da mesma.
Com respeito ao número de autores das entrevistas, este se mantém igual a nos casos que se viram anteriormente, mas com algumas condições:
- Até dois autores: citam-se ambos em todo o texto.
Exemplo:
De acordo com Compoy e Pantoja (2000, p. 17) “o novo perfil e funções do tutor exige uma reconversão profissional do modelo clássico imperante nos centros docentes”, mas na atualidade constata-se que ainda está por chegar.
...