TRAÇOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA MATERIALISTA DO ESTADO
Por: thallyssantos • 13/6/2017 • Relatório de pesquisa • 255 Palavras (2 Páginas) • 198 Visualizações
UNINORTE
ANALISE SOBRE O TEXTO
TRAÇOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA MATERIALISTA DO ESTADO
PROF. MOACIR FECURY
ALUNO: THALLYS SANTOS
RIO BRANCO-AC
2017
O texto “traços fundamentais da teoria materialista do Estado”, ao ser analisado desperta em sua essência o conceito e entendimento sobre o Estado, valendo se de analises muito complexas através de pensamentos formados por estudiosos como Marx.
No cerne dos pensamentos de Marx temos a relação direta da formação da sociedade através das suas relações sociais e econômicas que está ligado ao que foi chamado de “infraestrutura e superestrutura” com o qual se desenvolve toda uma relação de choque ou melhor dizendo, antagonismo de classes, com marca essencial a exploração de uma a outra.
Assim surgem os primeiros traços de um Estado podendo se extrair perfeitamente do texto que o ele não é uma coisa, mas um complexo de relações sociais caracterizadas través do contado entre os interesses das classes envolvidas ativamente.
São os conflitos e as constantes buscas de superação dos interesses das classes ligadas a relação de domínio e exploração dentro do processo de produção, na sua essência relacionada a atividade que irão dar surgimento ao Estado, porem não sendo contudo a única forma.
Assim com o decorrer da historia as necessidades dos indivíduos e os diferentes modos de exploração da mão de obra humana forma formando o que conhecemos hoje uma composição de poderes que antes não eram separados e que hoje estão bem definidos
Dentre todas mudanças ocorridas destaca se a separação de domínio politico, das classes dominantes, ganhando assim o Estado autonomia e poder diante de todas as classes.
...