TRABALHO FILOSOFIA PARTE ÉTICA DO PROFESSOR
Por: Ana Sartori • 19/6/2022 • Dissertação • 555 Palavras (3 Páginas) • 119 Visualizações
[pic 1] | FACULDADE ALFA UMUARAMA - UniALFA Credenciada pela Portaria n.º 1.390 de 14 de novembro de 2008 Av. Paraná, 7327 - Zona III - Umuarama - PR - CEP 87502-000 Fone: (44) 3622-2500 - CNPJ: 10.718.171/0001-04 |
A CONDUTA ÉTICA DO PROFESSOR
Na escola pública, os professores devem ser honestos e justos com os alunos. Um dos maiores problemas do sistema educacional atual decorre diretamente de sua fundação. As escolas públicas sempre foram concebidas como parte de um sistema estatal destinado simplesmente a fornecer escolaridade a crianças de famílias pobres. Assim, a avaliação dos professores não era o objetivo; em vez disso, o que importava era garantir que todas as crianças recebessem um conhecimento básico de leitura, escrita, matemática, ciências etc., independentemente das diferenças socioeconômicas ou da influência dos pais. Mais de 90% dos cargos públicos de ensino médio e médio não são baseados no mérito. Parece-me óbvio que um sistema construído exclusivamente em torno da motivação da realização pessoal não pode servir para alcançar os objetivos mais amplos de melhorar a educação.
Cada criança tem uma dignidade intrínseca assim como cada pessoa humana. O Estado tem o dever de proteger esse direito individual, inclusive proporcionando oportunidades iguais para adquirir conhecimento. Portanto, é moralmente necessário oferecer a todos a escolaridade gratuita, principalmente a educação primária e secundária. Esta obrigação existe independentemente do sexo, raça e religião. Todos os cidadãos devem desfrutar de oportunidades educacionais, independentemente do nível de renda. A educação é uma necessidade fundamental para a vida.
O ensino público teve alguns começos questionáveis, especialmente na América do Norte, onde sua história remonta apenas a 1840. Muitas instituições privadas começaram antes das públicas, o que resultou em grandes disparidades entre elas, escolha que eles acreditam ser superior. Os pais escolhem as escolas públicas acreditando que isso beneficiaria tanto seus filhos quanto suas comunidades.
Isso permite que pais e comunidades compartilhem ideias que melhoram o aprendizado e a cooperação. qualquer apoio de serviço social fornecido pela sociedade. Os serviços sociais incluem alojamento, bem-estar infantil, assistência à educação, programas de formação, segurança no emprego, seguro de saúde etc. A sociedade fornece às famílias rendimentos adequados através de impostos; no entanto, as famílias precisam fornecer o que é necessário, como abrigo, roupas, alimentação, saúde e educação (se quiserem) antes de receber qualquer coisa de volta.
As escolas públicas oferecem oportunidades gratuitas aos alunos e concedem bolsas de estudo com base em critérios de meritocracia. Isso permite que os alunos recebam uma educação de qualidade com custos mais baixos. Quando comparadas às instituições de ensino privadas, as públicas oferecem maior liberdade para perseguir atividades acadêmicas e promover um senso de individualidade entre os alunos. Os alunos desenvolvem a autoconsciência e adquirem conhecimento através da interação com os colegas em vários ambientes. A relação professor-aluno facilita as experiências de aprendizagem, fornece saídas construtivas para a expressão, incentiva o pensamento criativo e nutre a iniciativa e a responsabilidade.
...