Traumatologia
Por: biancaraphaeli • 12/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 481 Palavras (2 Páginas) • 350 Visualizações
1)Qual o conceito de traumatologia forense segundo Delton e Croce?
R: “É o capítulo da Medicina Legal no qual estudam as lesões corporais resultantes de traumatismos de ordem material ou moral, danosos ao corpo ou à saúde física ou mental”.
2) Os danos pessoais podem ser decorrentes da ação de várias formas de energia sobre o corpo humano. Nesse sentido quais são as energias que podem agir sobre o corpo?
R: São as energias que podem agir sobre o corpo: de ordem mecânica, física, química, físico-química, bioquímica, biodinâmica e de ordem mista.
3) As energias de ordem mecânica são aquelas que incidindo sobre um corpo, são capazes de modificar seu estado de repouso ou movimento. Podem atuar de várias maneiras, conforme a natureza dos agentes que as veiculam. Identifique os agentes de ordem mecânica exemplificando.
R: Os agentes de ordem mecânica são: a) armas – que podem ser as naturais (mãos, pés, o corpo), as propriamente ditas (armas de fogo, cassetete, etc) e ainda as eventuais (faca, navalha, foice, machado); b) maquinismos e peças de máquinas; c) animais (arranhaduras, mordeduras); e d) outros meios (quedas, explosões).
4) As lesões produzidas pelos instrumentos punctórios ou perfurantes são denominadas lesões?
R: Punctórias
5Qual é a primeira e a segunda lei de Filhós e Lange?
R: Primeira Lei de Filhós: “as soluções de continuidade são feridas semelhantes às produzidas por instrumentos de dois cortes”.
Segunda Lei de Filhós: “na mesma região, o eixo da solução de continuidade esta orientado sempre no mesmo sentido, o que tivesse sido produzida por instrumento de dois cortes”.
Lei de Langer: “em certas regiões onde há cruzamento de fibrilas, o afastamento das bordas da lesão assume o aspecto de ponta de seta, de triângulo, ou mesmo de quadrilátero”.
6)As lesões produzidas pelos instrumentos cortantes são denominadas lesões? Quais suas características?
R: São denominadas lesões incisas. Suas características são: margens lisas e regulares, ausência de região de contusão, geralmente mais largas e profundas na porção media, existência frequente de cauda de escoriação ou de saída e hemorragia geralmente abundante.
7)As lesões incisas são frequentemente encontradas em quais tipos de crime?
R: São frequentemente encontradas em suicídios, particularmente nas vítimas que cortam o pescoço ou os pulsos. Também são características de ferimentos de defesa, em caso de agressão com armas brancas (facas, navalhas, etc), hipótese em que os ferimentos recaem, quase sempre nas mãos e braços.
8) Esgorjamento, degola e decapitação – São lesões de natureza incisa localizadas no pescoço. Qual a diferença entre elas?
R: Esgorjamento: é a lesão localizada na região anterior ao pescoço.
Degola: é a lesão localizada na região posterior ao pescoço.
Decapitação: é a separação da cabeça
...