Treinamento e desenvolvimento
Por: dribrasil • 15/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.100 Palavras (5 Páginas) • 197 Visualizações
[pic 1]
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- OSASCO-
CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS.
ALUNAS: ERISVANHA FERREIRA CHAGAS
RA:6951497912
RAQUEL PEREIRA SIQUEIRA SILVA
RA:6942018492
TUTORA A DISTÂNCIA:FERNANDA
OSASCO, DE 2014
CURSO | SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS | ||
SEMESTRE | 4° SEMESTRE | DICIPLINA | TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO |
PROFESSORA | FERNANDA | ||
ALUNOS: NOTAS: | RAQUEL PEREIRA SIQUEIRA SILVA RA:6942018492 ERISVANHA FERREIRA CHAGAS RA: 6951497912 |
Atividade Prática Supervisionada
Disciplina: Treinamento e desenvolvimento.
Prof. Fernanda
Apresentada Ao Curso De
Tecnologia Em Gestão De Recursos
Humanos, Da Faculdade Anhanguera
Como Requisito Para Avaliação De
Desempenho Da Disciplina De Treinamento e desenvolvimento.
Sumário
RESUMO
INTRODUÇÃO
A Importância do Treinamento
DADOS INFORMATIVOS DA EMPRESA ENTREVISTADA
QUESTIONÁRIO AVALIATIVO DE TREINAMENTO
CONTNUAÇÃO
PASSOS PARA A EXCELÊNCIA
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
GRAFICO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RESUMO
Está Atividade Prática Supervisionada abordara o tema Treinamento e desenvolvimento dentro de uma organização, com o intuito de contribuir com a melhor absorção de aprendizagem, serão apresentados um questionário e propostas de aperfeiçoamento das formas de treinamento, como busca por qualidade organizacional.
Palavras- Chave: Treinamento, Desenvolvimento, Aperfeiçoamento.
INTRODUÇÃO
Para dar início a está atividade prática é importante que antes de mais nada se saiba o que é o treinamento e desenvolvimento, qual a sua importância para as organizações, e quais são as etapas de cada processo que o compõe.
Com o decorrer do tempo houveram grandes mudanças no mundo corporativo, dentre elas as mais importantes encontram-se na valorização das pessoas que colaboram para o crescimento e desenvolvimento das empresas em que trabalham. Através desta mudança de visão pode-se enxergar bem mais a frente, além de também buscar ferramentas que contribuíssem para o desenvolvimento humano dentro das organizações, fazendo com quem assim, houvesse desenvolvimento estratégico e alcance de metas, tanto na produtividade como na melhoria de imagem das empresas.
Está necessidade de aperfeiçoamento e valorização, fez com que muitas organizações buscassem técnicas, eficazes para desenvolver o potencial e reter talentos dos colaboradores.
A seguir serão apresentadas algumas definições a respeito do tema abordado, para melhor entendimento.
Segundo Milkovich e Boudreu (2010) treinamento é um processo que promove a aquisição de habilidades conceitos ou atitudes, melhorando a adequação das características do funcionário às exigências do seu cargo. Em outras palavras, o treinamento é algo pontual, voltado para o presente e para situações que necessitem de um aprimoramento rápido e para isso existem alguns tipos de treinamento dentre os quais podemos citar o treinamento no cargo, e o treinamento em classe, caberá a empresa decidir qual tipo de treinamento se adequa aos seus objetivos.
Ainda segundo Milkovich e Boudreu (2010), o desenvolvimento é um processo a longo prazo, de aperfeiçoamento das capacidades dos funcionários com o objetivo de torná-los membros valiosos para a organização. Ou seja, o desenvolvimento tem como foco o desempenho futuro das pessoas na organização e para isso as empresas fazem uso de alguns métodos que auxiliam nesse processo como a participação em cursos e seminários, tutoria, coaching, entre outros.
As pessoas fazem as coisas acontecerem, são elas que conduzem os negócios, produzem e prestam serviços. As organizações mais bem sucedidas investem em treinamento para garantir bons retornos (CHIAVENATO, 2010).
A Importância do Treinamento
A prática do treinamento sofreu algumas alterações no decorrer dos anos, antigamente o objetivo do treinamento era preparar pessoas para desempenhar tarefas específicas. Já atualmente há uma necessidade de transformar os indivíduos de uma organização em indivíduos capazes de desenvolver múltiplas tarefas, ou de possuir a capacidade de se adaptar caso assim seja necessário assim o treinamento se faz como um processo de busca por habilidades e potencial de cada indivíduo, é a concentração de necessidades, e tentar retirar o que cada um tem de melhor a oferecer , e saber desenvolver essas habilidades, E está é uma das necessidades atuais, a adaptação a mudanças.
" o treinamento é considerado um meio de desenvolver competências nas pessoas para que se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais e se tornarem cada vez mais valiosas" (Chiavenato,2010).
Idalberto Chiavenato dividiu em quatro etapas o processo de treinamento:
- Diagnóstico: É o levantamento das necessidades ou carências de treinamento a serem atendidas ou satisfeitas. Essas necessidades podem ser passadas, presentes ou futuras.
- Desenho: É a elaboração do projeto ou programa de treinamento para atender às necessidades diagnosticadas.
- Implementação: É a execução e condução do programa de treinamento.
- Avaliação: É a verificação dos resultados obtidos com o treinamento.
Percebemos que o conceito de treinamento de nosso tempo é abrangente, vai além de simplesmente agregar informações, as práticas modernas são menos mecanicistas e agregam valor não somente à empresa e ao cliente, mas também ao colaborador, pois, para atingir os objetivos organizacionais a empresa primeiramente desenvolve o funcionário. Empresas inteligentes sabem como agregar valor ao colaborador para que este contribua da melhor maneira possível para o desenvolvimento organizacional.
O treinamento eficaz aprimora o comportamento do funcionário pois é nesse momento que o conhecimento é transmitido com maior clareza, e "aquilo que você não conhece muito bem, não é interessante para você" (Fernanda Freitas, 2012).
...