URISDIÇÃO CONSTITUCIONAL
Ensaio: URISDIÇÃO CONSTITUCIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Leodossantos • 20/11/2014 • Ensaio • 234 Palavras (1 Páginas) • 194 Visualizações
JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL – UNESA
SEMANA DE AULA 2
• Questão objetiva
A
• Questão discursiva
De conformidade com a Constituição Federal, Lei maior do Brasil a qual todas as demais normas do Ordenamento jurídico pátrio são submissos proíbe a adoção da pena de morte e prisão perpétua
CF/88
Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade , à igualdade, à insegurança e à propriedade, nos termos seguintes:
XLVIII – não haverá penas:
a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do artigo 84, XIX;
b) de caráter perpétuo;
c) de trabalhos forçados
d) de banimento;
e) cruéis;
Ademais, a possibilidade de aplicação de pena de prisão perpétua no Brasil inexiste, já no que diz respeito a adoção da pena de morte, a CF/88, é categórica ao restringir sua aplicação apenas nos casos já previstos em Lei, cabendo ainda, exclusivamente ao chefe do poder executivo federal a determinação para seu uso.
O judiciário não detém competência para receber questionamento sobre Projeto de Lei.
Poderá o deputado Silmar Correa, através de MS, questionar a inconstitucionalidade do Projeto de Lei, através de MS ou também, os poderes Executivo ou Legislativo, poderão inviabilizar tal Projeto pelo controle de constitucionalidade preventivo, a saber :
1. O executivo fará o controle preventivo por meio do instituto do veto;
2. Já o Poder Legislativo fará controle e constitucional preventivo através das CCJ (Comissões de Constituição e Justiça)
...