VOCÊ ACREDITA QUE TODA RELAÇÃO SOCIAL É UMA RELAÇÃO POLÍTICA? POR QUÊ?
Por: Guilherme123o • 4/4/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 301 Palavras (2 Páginas) • 152 Visualizações
MULTIVIX CARIACICA
DIREITO - MATUTINO
GUILHERME RODRIGUES PEREIRA
VOCÊ ACREDITA QUE TODA RELAÇÃO SOCIAL É UMA RELAÇÃO
POLÍTICA? POR QUÊ?
CARIACICA - ES
2020
Em minha opinião toda relação social é uma relação política. Segundo o intelectual alemão e um dos fundadores da sociologia Max Weber, a relação social é “o comportamento reciprocamente referido quanto a seu conteúdo de sentido por uma pluralidade de agentes e que se orienta por essa referência”. Para Weber existem as relações sociais comunitárias que se baseia no teor afetivo, ou seja, no sentimento de cada um e as relações sociais associativas que se baseia na união de interesses. Contudo, atualmente as pessoas acreditam que a relação política é apenas de liderança em que a fonte do poder é o governo, e na verdade trata-se de um conceito amplo e complexo. Na minha opinião não é apenas o estado que é responsável por conceber o poder político. Por exemplo, numa relação de negociação em que o vendedor pretende vender um produto para um determinado cliente, isso se trata de uma relação política, pois existe um determinado interesse de impor a própria vontade numa relação social, um interesse em vender através da persuasão, convencer uma pessoa a comprar.
O poder pode estar em qualquer ambiente social, seja na escola, família e até nas relações entre os animais. Uma relação de poder é quando alguém deseja algo que depende da vontade do outro. Contudo não e apenas o estado que possui poder sobre os cidadãos, em manter a ordem social, impor a lei, garantir os direitos e deveres de todos, e sim o poder está nas relações sociais de amor, afeto, família, igreja, como no momento em que a interesse em conseguir algo.
No momento em que houver interesse de conseguir alguma coisa em uma relação social, na minha opinião já é considerada como relação política.
...