Vida de Friedrich Engels
Por: letysbr • 26/3/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 865 Palavras (4 Páginas) • 373 Visualizações
- Vida de Friedrich Engels.
Friedrich Engels nasceu em 1820 na cidade de Barmen, Província do Reno do Reino da Prússia, filho de um rico industrial da cidade, logo na juventude já se impressionava com a miséria em que viviam os trabalhadores das fábricas de sua família.
Em 1838, devido à problemas familiares, Engels precisou se afastar da escola para trabalhar numa casa comercial na cidade de Bremen. Porém, o seu trabalho não atrapalhou os seus estudos, e o jovem deu continuidade à sua educação científica e política. Naquela época, as doutrinas filosóficas de Hegel estavam em destaque e Engels logo tornou-se um de seus discípulos.
Aos 22 anos de idade, seu pai o enviou à cidade de Manchester para trabalhar em uma fábrica que fabricava linhas de costura, da qual seu pai era um dos acionistas. Na Inglaterra, porém, Engels peregrinou pelos bairros miseráveis em que os trabalhadores se amontoavam e testemunhou, com seus próprios olhos, a pobreza e indigência dos que trabalhavam. Ele, então, começou a desenvolver um detalhado estudo sobre a situação da classe operária na Inglaterra. Surgiu, assim, em 1845, sua primeira obra intitulada “Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra.”
Engels foi o primeiro a dizer que o proletariado não era apenas uma classe que sofria, senão também, o único que poderia conduzir e marchar para diante, forçando-se a lutar em prol de sua emancipação definitiva.
Foi apenas na Inglaterra que Engels se tornou socialista e começou a estabelecer contato com pessoas ligadas ao movimento operário britânico.
Em 1844, quando regressava à Prússia, Engels conheceu Marx em Paris, com quem já havia iniciado um troca de correspondências. Na cidade francesa, sob a influencia da vida e dos socialistas franceses, Marx já havia se tornado socialista.
Os dois amigos escreveram juntos um livro intitulado “A Sagrada Família”. O livro foi redigido, na sua maior parte, por Marx e conteve os fundamentos do socialismo materialista revolucionário. O título se deu a partir de um referência jocosa ao irmãos Bauers e seus seguidores, que consideravam o proletariado uma massa despojada de espírito crítico.
O contato que Marx estabeleceu com Engels representou uma importante contribuição para a sua decisão de ocupar-se com o estudo da política econômica, na qual sua obra produz uma verdadeira revolução.
No período de 1845 até 1847, Engels viveu em Bruxelas e em Paris, dedicando-se a trabalhos científicos e atividade práticas, junto a trabalhadores alemães de ambas cidades. Durante esse tempo, Marx e Engels conseguiram estabelecer contato com um grupo clandestino alemão, “Liga dos Comunistas”, que expôs os princípios do socialismo que eles haviam elaborado. Assim, nasceu, o “O Manifesto do Partido Comunista”, publicado em 1848.
A Revolução de 1848 que irrompeu primeiramente na França e, então, expandiu-se por outros países da Europa Ocidental, fez com que Marx e Engels voltassem a Prússia.
Na Prússia, eles assumiram um jornal democrático, “Nova Gazeta Renana”, publicado na cidade de Colúnia. Porém, logo o jornal foi proibido de circular e Marx foi expulso do país. Engels participou da Insurreição Armada Popular, mas, após a derrota dos insurgentes revolucionários, ele fugiu para a Inglaterra, onde encontrou seu amigo, Karl Marx.
Engels se instalou na cidade de Manchester e voltou a trabalhar na indústria que havia trabalhado no anos 40 e que, mais tarde, veio a se tornar sócio. Ele viveu em Manchester até 1870, enquanto Marx vivia em Londres. Porém, esse fato não impediu que ambos mantivessem um intercâmbio de ideias extremamente vivo, pois se correspondiam praticamente todos os dias.
...