A Gestão de pessoas e o seu contexto na sociedade contemporânea
Por: filipe2398 • 22/1/2018 • Trabalho acadêmico • 1.160 Palavras (5 Páginas) • 524 Visualizações
[pic 1]
Licenciatura em gestão
Métodos e técnicas de investigação
Gestão do conhecimento
Discente: Filipe Correia
Docente: Professora Célia Ribeiro
Viseu, 17 de janeiro de 2018
índice
Tema do Projeto………………………….3
Situação Problemática…………………..4
Revisão da literatura…………………….5
Objetivos e hipóteses……………………6
Tipo de Investigação…………………….7
População e Amostra……………………8
Instrumentos de Investigação…………10
Cronograma……………………………..11
Bibliografia………………………………12
Índice provisório…………………………13
Tema do projeto
Este projeto tem como tema gestão do conhecimento.
A escolha deste projeto deveu-se ao facto do Professor Dr. Paulo Ribeiro nos ter ilustrado um pouco do que era este tema durante as aulas de Introdução à Gestão, que cativou imediatamente o meu interesse e me levou à escolha deste trabalho, por ter curiosidade de conhecer melhor este tema.
Aqui vou apresentar os benefícios da gestão do conhecimento nas organizações.[pic 2]
Fig.3 : Gestão de pessoas e o seu contexto na sociedade contemporânea
Palavras chave: Gestão de Benefícios, Gestão do Conhecimento, Projecto, Estudo de Caso
Key Words: Management of benefits, Knowledge management, Project, Case study
Situação Problemática
De que forma pode ser aplicado o conhecimento nas organizações ?
Pré-requisitos para o desenvolvimento e implantação duma gestão de conhecimentos.
Que vantagens pode oferecer?
[pic 3]
Fig.1 : Gestão do Conhecimento
Revisão da literatura
Qualquer organização visa, fundamentalmente, melhorar o seu desempenho através da aplicação, reutilização e reaproveitamento do seu conhecimento organizacional. Este conhecimento deve ser preciso, relevante e temporal, isto é, deve ser aperfeiçoado constantemente, visando, de forma consciente, facilitar a partilha e divulgação do mesmo, de modo a potenciar os benefícios por ele criado. O propósito deste estudo foi identificar os Benefícios da Gestão do Conhecimento numa organização prestadora de serviços na área de Sistemas e Tecnologias de Informação, tendo sido confinado o estudo à área de negócio de realização de projectos. A recolha de dados foi conseguida através da análise documental, da realização de entrevistas semi-estruturadas e de um questionário. As entrevistas foram realizadas à Gestão de Topo e à Gestão Intermédia. Os questionários foram realizados a um conjunto de colaboradores com experiência na participação em projectos. Através da análise aos dados recolhidos conclui-se que apesar de existirem algumas práticas na criação e partilha de conhecimento, a Gestão do Conhecimento não está instituída na organização. Aos dados obtidos aplicou-se um método de Gestão de Benefícios de forma a identificar os benefícios que a Gestão de Conhecimento pode proporcionar. Os benefícios só serão alcançados se a organização definir quais os objectivos de investimento associados aos benefícios e realizar um conjunto de projectos que proporcionem mudanças na forma de trabalhar. Uma das conclusões é que existe a consciência na Organização da importância das práticas da Gestão do Conhecimento no desenvolvimento e melhoramento de produtos e/ou serviços ou no aumento da eficácia dos processos produtivos ou de suporte.
Objectivos e Hipóteses
O objetivo geral desta investigação é apurar os benefícios da gestão do conhecimento nas organizações.
A partir deste objetivo geral formei dois objetivos específicos:
- Perceber se e que vantagens pode oferecer;
- De que forma se pode optimizar a gestão do conhecimento.
A partir dos objetivos gerais e específicos foram elaboradas as seguintes hipóteses de investigação:
- Vantagens que oferece a gestão do conhecimento.
- Bases literárias para optimizar a gestão do conhecimento
Tipo de Investigação
Irá ser realizada uma investigação do tipo quantitativa, que “é um processo sistemático de colheita de dados observáveis e quantificáveis. É baseado na observação de factos objetivos, de acontecimentos e de fenómenos que existem independentemente do investigador. Assim, esta abordagem reflete um processo complexo, que conduz a resultados que devem conter o menor enviesamento possível. O investigador adota um processo ordenado, que o leva a percorrer uma serie de etapas, indo da definição do problema à obtenção de resultados. A objetividade, a predição o controlo e a generalização são características inerentes a esta abordagem. O método de investigação quantitativa tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento e validação dos conhecimentos; oferece também a possibilidade de generalizar os resultados, de predizer e de controlar.” (Fortin, 1996, p. 22)
População e Amostra
População: funcionários públicos e particulares com idades compreendidas entre os 18 e 60 anos.
Amostra: será coincidente com a população, embora alguns elementos possam não responder aos nossos instrumentos de investigação.
[pic 4]
Fig.2 : Melhor software de gestão empresarial
Instrumentos de Investigação
O instrumento utilizado foi um questionário, aplicado aos funcionários públicos.
DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS
1- Grupo a que pertence:
1.( ) Funcionário público, com cargo de chefia sem gratificação; 2.( ) Funcionário, com cargo comissionado; 3.( ) Funcionário público, com cargo de chefia; 4.( ) Funcionário público, sem cargo de chefia; 5.( ) Outros. Especifique____________________________________
...