CULTURA RELIGIOSA: PESSOA E SOCIEDADE
Por: Ana Paula Rodrigues • 1/10/2018 • Trabalho acadêmico • 334 Palavras (2 Páginas) • 537 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
CAMPUS- POÇOS DE CALDAS
CULTURA RELIGIOSA: PESSOA E SOCIEDADE
DISCENTES: Ana Paula Rodrigues de Souza e Sissy de Andrade
Carta aos Universitários
Preâmbulo
Com a atual realidade humana contaminada pelo consumismo exagerado e inconsciente, surgem desafios, em busca de solucionar ou amenizar os impactos disto na sociedade e meio ambiente. Esse consumo desenfreado se dá devido a alienação sobre assuntos de produção e descarte e pela vontade de ser aceito na sociedade que valoriza o "ter", o consumir.
Ainda não existe uma ética industrial/econômica, ou se existe não se mostra realmente eficiente, que possa fazer da responsabilidade ambiental e social pilares de construção do novo futuro. É preciso buscar por iniciativas onde possa reverter essa ideia e estimular o consumo consciente, para que assim os recursos naturais sejam preservados gerando melhor qualidade de vida para a geração atual e futura.
Princípios
- Um novo jeito de amar
A) consumo consciente, denotando amor e significado ao que possuímos e o mundo que vivemos
B) respeito a todas as formas de vida
- Um novo jeito de comunicar
A) alcance global de informações reais
B) educação e transparência
O caminho adiante
Gerar culturas que nos ensine a viver juntos conservando as condições de manutenção da vida
A implementação de políticas púbicas para a valorização da variedade cultural, proteção de patrimônios e meio ambiente, é o meio de criar uma relação pessoa/mundo, onde o principal objetivo é a conscientização. Para que isso ocorra de maneira assertiva, é necessário a parceria com instituições de ensino, empresas, voluntários e assim a cultura de ter responsabilidade socioambiental vai tornando parte daquela sociedade de maneira natural, sendo repassada para as geraçoes futuras.
Um exemplo de movimento que tem como objetivo transformar as cidades em modelos sustentáveis é o Transition Towns, criado pelo inglês Rob Hopkins.A Rede Transition Network foi fundada com uma missão simples - inspirar, encorajar, conectar, dar suporte e treinar comunidades adotando e adaptando o modelo de transição para reconstruir com urgência sua resiliência (capacidade de um sistema em resistir a choques externos) e reduzir drasticamente as emissões de CO2.
[pic 1]
...