TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História de marketing

Por:   •  6/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.460 Palavras (10 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Este presente trabalho cientifica de economia de Empresa tem como principal tema a abordar: Marketing, objectivos do marketing, tipos de marketing, função de marketing e estudo do mercado, e dizer que marketing é o centro da empresa que usa técnicas avançadas e de métodos científicos, Estud o Mercado e pretende adaptar-se a ele, Tenta preencher “ necessidades” insatisfeitas,  Influencia o público e as suas atitudes no sentido favorável aos objectivos da organização, O seu modo de acção é amplo, e estabelece a concepção do produto, preço, distribuição, promoção e serviço pós-venda.  

1. Historia de Marketing

A mais antiga declaração histórica a respeito da origem da atividade de marketing foi feita por Heródoto, que viveu no século V, Antes do cristo (A.C). “Os Lídios foram os primeiros a introduzir o uso de ouro e prata da moeda e os primeiros a estabelecer lojas de varejo em locais permanentes.” (HERODOTUS, In Project Gutenberg, tradução nossa).  A atividade da troca comercial representava uma nova e diferente forma de comportamento. Com a ênfase no ganho individual e na competição, entrava em conflito com os elos sociais que uniam os membros de uma comunidade baseada na cooperação e altruísmo. Durante os períodos de fome, o correto a fazer do ponto de vista social era dividir com o vizinho o que se possuía. Mas os comerciantes estavam mais inclinados a subir os preços. Pensadores da antiguidade, como os filósofos socráticos (século IV antes do cristo), estavam preocupados em como esta nova forma de comportamento humano iria afetar a ordem social. Suas discussões representaram o primeiro pensamento do marketing na perspectiva social – o que é hoje chamado de macro-marketing (JONES; SHAW, 2002).  Historicamente é difícil identificar quando surgiu o marketing. Existem muitas dúvidas a respeito da sua origem. O que se sabe é que a história do marketing está ligada à história da humanidade e sua evolução. Segundo Kotler (2000), desde as civilizações antigas havia, ainda que intuitivamente, pessoas com visão de marketing, considerando que, muitos artesões conheciam bem seus clientes, suas características e necessidades, e desdobravam-se sempre no atendimento de suas encomendas. No entanto, a produção era artesanal e muitas vezes os artesões não conseguiam vencer a toda demanda de pedidos da aristocracia.

2. Origem de Marketing

Grande parte dos cientistas diz que o marketing na forma como o conhecemos o teve a sua origem no início dos anos 1900, no século XIX, mas a própria definição do conceito diz que: Marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Tomando a forma que conhecemos hoje.

O marketing como campo de estudo apareceu quando a concorrência entre empresas começou a ficar acirrada e mercadologias passaram a criar teorias sobre como atrair seu público e aumentar suas vendas. Nesse sentido, o conceito de marketing se originou como uma proposta de comercialização, alicerçada na satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores. O que se percebe, analisando a evolução do marketing.

3. A Evolução do Marketing

Durante todos esses séculos de mudanças e evoluções o marketing foi feito de inúmeras maneiras diferentes. “A prática da administração” de Drucker dá os primeiros passos para a difusão do marketing, onde ele é tratado como uma força para vender mais através de processos que envolviam o consumidor, atraindo a atenção de administradores e empresários. Assumindo uma forma diferente, com outra abordagem e características bem distintas umas das outras, mas sempre com o mesmo objectivo: fazer com que um consumidor interaja com sua marca e torne-se um cliente.

3.1. Mapeando as três eras na historia do marketing:

Na era da produção, antes dos anos 1920, havia a crença que, um produto bom se vendia por si mesmo, ou seja, prevalecia o produto, sem nada mais ser necessário para vendê-lo. Neste período tornou-se clássica a declaração do poeta e filósofo Ralph Waldo Emerson: se um homem escreve um livro melhor, prega um sermão melhor ou faz uma ratoeira melhor do que a do vizinho, ainda que construa sua casa na floresta, o mundo fará uma trilha ate sua porta.” Com o passar do tem do tempo, se percebeu que esta afirmativa não era verdadeira. Assim sendo, outros elementos de comercialização tornaram-se necessários para vender um produto, independente da sua boa qualidade.

Marketing um- a- um, com ajuda da computação foi possível fazer massificação individualizada.

Richard L. Sandhusen apud Las Casas (2008) divide a evolução da filosofia de marketing nas seguintes etapas:

  • Filosofia da produção: esta foi à época em que ocorreram as principais evoluções na produção e na distribuição de produção e do mercado, esta fase foi descentralizada a partir do século XX.
  • Filosofia de vendas: a partir dos anos 20, quando a produção excedeu a demanda.
  • Filosofia do departamento de marketing: ocorreu entre os anos 20 e 30. Nesta fase, procurou-se coordenar as atividades de marketing, mas ainda centrada no objetivo de vender.
  • Filosofia do conceito de marketing: a queda de renda e a depressão dos anos 30 deram origem a filosofia pós-guerra do marketing guiadas pelas necessidades dos clientes. Portanto no inicio dos anos 50, surge o conceito de marketing.
  • Filosofia do marketing social: a partir desta fase, a satisfação dos desejos e necessidades dos clientes passou a incluir preocupações ambientais e sociais.              

Estas etapas resumem as transformações pelas quais o marketing passou ao longo de sua evolução, onde as mudanças foram ocorrendo, cada uma ao seu tempo, de acordo com as necessidades advindas das mudanças que ocorreram na sociedade.

4. Conceitos Básicos do Marketing

O marketing é o conjunto de métodos e dos meios de que uma organização dispõe para promover, nos públicos pelos quais se interessa os comportamentos favoráveis à realização dos seus próprios objectivos. De uma forma geral e simplista pode-se a firmar, de acordo com Kotler (2000), que marketing é um processo social por meio do quais pessoas e grupos de pessoas obtém aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos e serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (172.5 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com