A Iniciação a Ciencia politica
Por: Marlon Pasquali • 1/12/2021 • Trabalho acadêmico • 553 Palavras (3 Páginas) • 133 Visualizações
Nicolau Maquiavel nasceu em 3 de maio de 1469 em Florença e faleceu aos seus 58 anos em 21 de junho de 1527 em sua cidade natal. Nicolau Maquiavel ficou conhecido mundialmente como fundador da Ciência Política Moderna. Maquiavel viveu durante a Renascença italiana e quase cinco séculos que o separam do nosso tempo. Apesar longo tempo de distância, as ideias de Maquiavel ainda são bastante relevantes para o estudo da filosofia e da política no mundo. Maquiavel defende a ideia de que um estado forte depende de um governante eficaz, e para que ele seja bom, ele deve ter boas habilidades políticas. Para ele, são características relevantes de um bom príncipe, ser bondoso, caridoso, religioso e ter moral.
Thomas Hobbes nascido em 5 de abril de 1588 na Inglaterra e faleceu em 4 de dezembro de 1679. Thomas Hobbes. defendia a ideia segundo a qual os homens só podem viver em paz se concordarem em submeter-se a um poder absoluto e centralizado. O Estado não pode estar sujeito às leis por ele criadas pois isso seria infringir sua soberania.
John Locke nascido em Wrington, 29 de agosto de 1632 e faleceu em Harlow, 28 de outubro de 1704. Foi um filosofo inglês conhecido como pai do liberalismo sendo considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social. A filosofia política de Locke fundamenta-se na noção de governo consentido, pelos governados, da autoridade constituída e o respeito ao direito natural do ser humano à vida, à liberdade e à propriedade. ... Locke dizia que todos os homens, ao nascer, tinham direitos naturais.
Montesquieu nascido em 18 de janeiro de 1689 e faleceu em 10 de fevereiro de 1755. Em um dos principais filósofos do Iluminismo. Obra de autor desconhecido. Em sua teoria constitucional, Montesquieu definiu três principais formas de governo: republicano, monárquico e despótico. Se existe um conjunto de leis que restringe a autoridade do governante, o regime é considerado uma monarquia. Sua obra mais importante foi o tratado político Espírito das Leis, de 1748. Nesta obra Montesquieu defende um sistema de governo constitucional, a separação dos poderes, a preservação das liberdades civis, manutenção da lei e o fim da escravidão. Apresentou ainda a ideia de que as instituições políticas representam aspectos geográficos e sociais de cada comunidade, um conceito inovador para a época.
Jean-Jacques Rousseau nascido em Genebra, 28 de junho de 1712, 2 de julho de 1778. Foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata genebrino. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo. A sua Filosofia Política influenciou o Iluminismo por toda a Europa, assim como também aspectos da Revolução Francesa e o desenvolvimento moderno da economia, da política e do pensamento educacional.
Para ele, as instituições educativas tradicionais corrompem o homem e tiram-lhe a liberdade. Para a criação de um novo homem e de uma nova sociedade, seria preciso educar a criança de acordo com a Natureza, desenvolvendo progressivamente seus sentidos e a razão com vistas à liberdade e à capacidade de julgar. O pensamento político de Rousseau funda-se na ideia do contrato social que institui a vontade geral. Para Rousseau, quanto menos se relacionam a vontade geral e as vontades particulares (que, segundo ele, são equivalentes à lei e aos costumes, respectivamente) mais deverá aumentar o uso da força repressora.
...