AS CIENCIAS POLITICAS
Por: 7JA1MA • 31/5/2017 • Trabalho acadêmico • 5.079 Palavras (21 Páginas) • 507 Visualizações
UNIJUÍ- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
CURSO -
PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE
NOME: TURMA: PROVA 1
AVALIAÇÃO DE CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
PODE-SE PESQUISAR O SEU PRÓPRIO RESUMO
PROCURE RESPONDER AS QUESTÕES EM FOLHAS AVULSAS – NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR O SEU NOME E O NÚMERO DAS QUESTÕES
1. A partir do desenho abaixo e da explicação em sala de aula, procure explicitar os principais argumentos da teoria de Karl Marx expostas na obra O Manifesto Comunsita (luta de classe, relações de produção, alienação, mais-valia). (ANEXO)
[pic 1]
2. Apresente um conceito básico de Nação e Estado. (ANEXO)
3. É possível existir Nação sem Estado? Justifique (ANEXO)
4. O renascimento é caracterizado pela retomada dos valores da cultura grega
5. Marque a alternativa correta:
( ) No renascimento as explicações do mundo passaram a ser teocêntricas.
(x) No renascimento as explicações do mundo passaram a ser antropocêntricas.
( ) No renascimento as explicações do mundo passaram a ser geocêntricas.
( ) Os filósofos deixaram de tentar explicar o mundo.
( ) a polis é o centro do poder.
6. De acordo com seu conhecimento assinale V (verdadeiro) ou F (falso).
(f ) Comunismo e socialismo são sinônimos.
(f) Numa sociedade comunista o Estado é forte e intervencionista.
(v) A fase anterior ao comunismo é o socialismo, segundo a teoria marxista.
(f) Karl Marx e Engels são grandes pensadores absolutistas.
7. A modernidade caracterizou-se pelo (a):
1.Antropocentrismo;
2.Teocentrismo;
3.Racionalismo;
4.Misticismo;
5.Cientificismo;
( ) As características 1, 3 e 4 estão corretas;
(x) Todas as características estão incorretas exceto a 1, 3 e 5;
( ) As características 3, 5 e 4 estão corretas ;
( ) Todas as respostas estão corretas;
( ) As respostas 2, 4 e 5 estão corretas.
8. A obra “O Príncipe” de Maquiavel (1513) tornou-se uma obra referencial para a Ciência Política devido
( ) às idéias religiosas contidas em suas páginas beneficiando a Igreja;
( ) a radicalidade em que criticou os Reis da época;
( ) a simpatia que tinha para com os liberais;
(x) ao rompimento a tudo que significava tradição (teologia, moral, ética);
( ) a perseguição aos exércitos mercenários.
9. Marque a sentença com V quando ela for verdadeira e F quando ela for falsa.
a) No contexto do Primeiro Império Babilônico, Hamurabi elaborou um código de leis, assentado nas antigas tradições sumerianas − o Código de Hamurabi − que estabelecia a Lei de Talião, preconizando punições idênticas ao delito cometido. O Código abarcava praticamente todos os aspectos daquela sociedade. Resposta (v)
b) A Idade Média presenciou o desenvolvimento das Cruzadas que interrompeu o comércio entre o Oriente e o Ocidente. Resposta (v)
c) Lançando algumas das principais bases da civilização ocidental, os gregos produziram uma cultura antropocêntrica e racionalista, que teve na Filosofia uma de suas expressões mais eloqüentes. Resposta (v)
10. As primeiras civilizações surgiram na Mesopotâmia (país entre rios) em torno dos rios:
a) Eufrates
b) Nilo
c) Tigre
11. Explique a formação e o desenvolvimento do Estado brasileiro e a relação com os constantes vícios da cultura política brasileira. (ANEXO)
12. Disserte sobre a origem e a evolução da democracia na história ocidental, bem como discuta a democracia no contexto atual latino-americano e do Brasil. (Anexo)
13. Explique as três formas de poder na modernidade segundo o entendimento do teórico Norberto Bobbio. (Anexo)
14. De forma simples e objetiva responda o significado dos seguintes conceitos:
- maiêutica: Método usado por Sócrates, significa dar a luz, no caso às idéias.
- democracia: Do grego demos, povo e kratos, poder. Significa poder que emana do povo. Em sua forma atual a democracia se tornou representativa, ou seja, o povo, por meio do sufrágio, delega poderes aos seus representantes.
- filosofia: Do grego Filos, que significa amor, amizade e Sophia, sabedoria; amor a sabedoria.
- pré-socráticos: Filósofos anteriores a Sócrates, ex: Tales de Mileto.
- sofistas: Chama-se sofistas um conjunto de pensadores gregos do século V a. C. Estes se denominavam sábios itinerantes, que cobravam por seus ensinamentos, ex: Górgias, Protágoras.
- mundo da caverna de Platão: Na verdade é uma alegoria, ou seja, uma representação figurativa. Para Platão, na caverna não entra as luzes do sol (que significa a sabedoria), por isso, aqueles que estão no mundo da caverna, não conhecem a verdade e, conseqüentemente, não atingirão a sabedoria;
- o zoon politikon de Aristóteles: Segundo Arisrtóteles o Homem é um ser da pólis, ou seja, um animal que só pode viver em sociedade, por isso animal político. Para Aristóteles quem é impedido de estar com os outros homens é um deus ou um bruto.
- teocracia: De Teo, Deus e Kratos, poder: poder de deus. É uma forma de governo onde quem governa está, supostamente, governando sob poderes emanados de deus.
- geocentrismo: Significa que a terra é o centro do universo. Teoria defendida por Ptolomeu e Aristóteles. Está teoria teve respaldo até a crítica de Copérnico e sua teoria heliocêntrica.
- antropocentrismo: Significa que o Homem deve permanecer no centro do entendimento, isto é, tudo deve ser avaliado com relação ao Homem. Isto significa o Homem ser o centro do universo.
- heliocentrismo: Significa que o sol é o centro do sistema solar. Esta teoria foi proposta pela primeira vez pelo grego Aristarco de Samos, mas só com Copérnico e mais tarde com Galileu é que foi sustentada e teve respaldo.
- idade média: Idade média ou medieval significa uma esquematização histórica em quatro eras: História Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. Esta esquematização é relacionada, geralmente, a eventos políticos. A história medieval vai da desintegração do Império Romano no Ocidente (476 d. C) até a queda de Constantinopla no século XV (1453 d. C). mas há muitos outros eventos que marcam o fim deste período, como as navegações de Vasco da Gama, a Reforma Protestante, etc...
- mitologia grega: Compreende um conjunto de crenças sobre mitos, lendas e deuses da Grécia Antiga, são transmitidos as gerações através da oralidade. Esses mitos, muitas vezes, funcionavam como explicações para eventos naturais, cuja explicação não era evidente.
- arte gótica: Arte do período medieval, muitas vezes em estreita “comunhão” com a religião.
- inquisição:Do latim Inquisitio, inquirir. Era o procedimento usado pela Igreja Católica Romana para verificar a fé do réu. Foi criado em 1183. Dessa forma o réu tinha o direito de se defender. Mas, muitas vezes o Tribunal do Santo Ofício, como era conhecido, usava a tortura para arrancar do réu as confissões. A Inquisição Espanhola foi considerada a mais cruel entre os países católicos. Muitos indivíduos foram queimados vivos na estaca por não serem católicos.
- cláusula de barreira: Segundo o artigo 13 da lei dos partidos políticos, são exigidos no mínimo 5% do total de votos para a Câmara dos Deputados, para que o partido tenha funcionamento parlamentar. O mesmo nome se aplica à exigência de um mínimo de votos para que o partido mantenha a existência.
- verticalização partidária: A verticalização surgiu em 1998, os partidos ficam obrigados a reproduzir as mesmas alianças em nível estadual das que fizeram em nível federal.
- votos válidos: São todos os votos efetivados pelos eleitores, menos os votos brancos e nulos.
15. Apresente um apanhado geral da evolução política do presidente Lula até a vitória nas eleições 2002. Da mesma forma avalie o desempenho do seu governo (2003-2006).
Resposta questão 1. A obra O Manifesto Comunista, escrita, em 1848, pelos teóricos do socialismo científico Karl Marx e Friedrich Engels, não pode ser considerada uma obra científica, mas sim um panfleto destinado a um público mais vasto. Esta obra contém a célebre frase de Marx: “proletários de todo o mundo uni-vos!”. Por isso é muito difícil compreender a teoria de Marx apenas lendo o Manifesto. Dessa forma, farei algumas colocações e citações que melhor esclareçam a teoria marxiana.
...