Análise de Mercado
Por: Lucas Gasques • 13/11/2017 • Trabalho acadêmico • 5.270 Palavras (22 Páginas) • 341 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ICSC - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CIÊNCIAS ECONÔMICAS
CAFETERIAS E SNACKS
CAFETERIAS E SNACKS
TRABALHO ACADÊMICO – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, 1º SEMESTRE, SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR MAURÍCIO CASSAR.
CAMPINAS, SP
2017
EPÍGRAFE
“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.”
José de Alencar
RESUMO
Esse trabalho tem a intenção de analisar a área de negocio de cafeterias e snacks, analisando desde os primeiros estabelecimentos criados no mundo e sua evolução com o passar do tempo, sua chegada ao Brasil, às proporções de crescimento no Brasil e no mundo. Com uma analise mais profunda da região do Extra Abolição, a estrutura de mercado, a existência de monopólios, oligopólios ou concorrência perfeita. Os concorrentes diretamente ou indiretamente ligados à área de negocio na região analisada. A análise também visa definir o perfil do consumidor, a elasticidade de produtos e fatores de produção aplicados entre outros conceitos.
Palavras chaves: Cafeterias e snacks; analise de mercado, estrutura de mercado;
SUMÁRIO
1. Introdução 6
2. A área de negócio Cafeterias e Snacks ................................................................10
2.1 História da área de negocio10
a) Origem da área de negocio 10
b) Evolução histórica10
c) Chegada da área de negocio no Brasil.....................................................11
d) Situação atual da área de negocio no Brasil e no mundo..................12
2.2 Principais produtos ofertados ........................................................................... 12
2.3 Fatores de produção empregados na área de negócio.....................................13
2.4 Perspectivas mundiais para a área de negócio..................................................14
2.5 Tendências que modificam o comportamento do consumidor .......................15
2.6 Perspectivas no Brasil para a área de negócio .................................................15
3. Análise da estrutura da área de negócio .............................................................16
3.1 Concorrentes atuantes na área de negócio.......................................................16
3.2. Atratividades de mercado ..................................................................................17
3.3 Comportamento dos consumidores ..................................................................18
3.4. Estrutura de mercado .........................................................................................19
Conclusão ...................................................................................................................20
Referências Bibliográficas ........................................................................................21
1. Introdução
Toda Área de Negócio está dentro de um Sistema Econômico. Esse sistema é responsável por definir as regras de funcionamento das sociedades comerciais, que assim podem organizar seus meios de produção e gerar riquezas. Sendo assim, uma área de negócio é considerada como uma parte do Sistema Econômico que tem suas próprias características específicas. Portanto, as características de cada área de negócio mudam conforme sua localização e comportamento da sociedade regional. O que será analisado nesse trabalho é a área referente a Cafeterias e Snacks.
As empresas são consideradas Unidades Produtivas dentro de um Sistema Econômico. Sendo as principais geradoras de riquezas, as empresas devem administrar seus recursos com a ideia de que eles são finitos, porém devem suprir a necessidade de toda a sociedade comercial. Para que essa administração seja eficiente, as Unidades Produtivas organizam os seguintes Problemas Econômicos Fundamentais:
- O que produzir? A empresa deve escolher, entre várias possibilidades de produção, os produtos que mais satisfazem seus objetivos.
- Como produzir? A empresa deve administrar quais recursos serão utilizados para produzir seus produtos e/ou prestações de serviços. Logicamente, a empresa adotará o método mais eficiente com o menor custo produção. A tecnologia presente na empresa define a limitação dos métodos de produção.
- Quando produzir? A empresa deve encontrar um ponto de equilíbrio de produção entre sua oferta e a demanda do mercado.
- Para quem produzir? A empresa deve definir seu público alvo e analisá-lo constantemente para melhor distribuir seus produtos e serviços.
O modo como as sociedades resolvem os problemas econômicos fundamentais depende da forma da organização econômica do país, ou seja, do sistema econômico de cada nação. (VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia, 2014, p.4)
Ainda dentro de um Sistema Econômico, temos os Fatores de Produção, que representam os principais meios em que a riqueza e a renda podem surgir. São eles:
- Terra: Remuneração aos proprietários a partir de aluguéis e vendas de capitais imóveis como terrenos, prédios e casas.
- Trabalho: Remuneração aos proprietários a partir da mão de obra assalariada, prestação de serviços e vendas de produtos.
- Capital: Remuneração aos proprietários a partir dos juros do capital monetário aplicado em fundos de investimento e empréstimos por exemplo.
- Tecnologia: Remunerações aos proprietários a partir da criação de produtos inovadores e Royalties.
Os fatores de produção podem ser considerados como variáveis ou fixos. Fatores de Produção Variáveis são aqueles que interferem diretamente na quantidade produtiva da empresa. O trabalho, o capital e a tecnologia são considerados fatores de produção variáveis. Fatores de Produção Fixos são aqueles que não interferem diretamente na quantidade produtiva da empresa, porém podem aumentar seu potencial de produção. A terra é considerada um fator de produção fixo.
...