TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões Resolvidas

Por:   •  10/7/2019  •  Artigo  •  3.599 Palavras (15 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

CURSO DE CIENCIAS ECONOMICAS

DISCIPLINA: ECONOMIA REGIONAL 2015.1

13/10/2015

QUESTÕES

1. Pesquise a teoria de desenvolvimento regional pertinente e utilize o conceito de coeficiente de material para comentar o caso de um empreendedor industrial que recebeu a recomendação técnica de um economista de que deveria localizar o seu empreendimento junto à zona produtora / fornecedora da matéria prima principal. Inclua nesse comentário o que justificaria a localização do referido empreendimento junto ao centro de consumo do produto.

Resposta: Teoria da localização industrial. Essa teoria seria uma ferramenta para resolver o problema da distribuição das atividades econômicas no espaço. De acordo com ela, os fatores que influenciam a localização das indústrias são: ponto mínimo de custos de transporte; distorção do trabalho; forças de aglomeração ou desaglomeração. Uma indústria se localizará onde os custos de transporte das matérias-primas e do produto final for um mínimo.

O economista recomendou ao empreendedor que localizasses o empreendimento junto à zona produtora porque o peso do produto final é menor do que o peso da matéria-prima para fazer o produto. Este é caso da perda de peso. Porém, se o peso do produto final é superior ao da matéria-prima que requer transporte. Normalmente, este é o caso de algum material de fácil disponibilidade (como a água). Isto é o caso de ganho de peso, que justificaria a localização próximo ao centro de consumo.

2. Faça um breve relato da aplicação da teoria do desenvolvimento regional desequilibrado de Hirschman no Brasil.

Resposta: Para Hirschman, que tomou duas regiões uma desenvolvida (norte) e a outra subdesenvolvida (sul). A região desenvolvida exerceria efeitos bons e efeitos negativos sobre a região subdesenvolvida, sendo os efeitos positivos superiores aos negativos. Na visão de Hirschman, o exemplo do Nordeste brasileiro mostra que seriam necessárias medidas compensatórias. O resultado positivo dependeria da ação dos policy makers; (a fim de contrabalançar os efeitos de polarização).

Para Hirschman, nos paises subdesenvolvidos, duas crenças inviabilizam o processo de desenvolvimento: a primeira, a mudança econômica deve afetar igualmente todos os membros do grupo a que pertencem, o que leva a dispersão dos fundos governamentais em projetos menores e mais fáceis de elaborar; o que impede mudanças maiores. A segunda, o progresso econômico é visto como algo que vem “de fora para dentro”; o que diminui a cooperação interna e desvaloriza a capacidade empreendedora local.

A principal dificuldade destes países não é a escassez de recursos e sim a incapacidade de dinamizá-los.

3. Faça um relato de um caso de aplicação da teoria do desenvolvimento regional no Brasil.

Resposta: Os planos de desenvolvimento regional constituem um exemplo típico de delimitação de região de planejamento pelo setor público. Nesse casso, pode-se também pensar em termos de regiões problemas, nas quais o setor público busca atuar para promover o desenvolvimento econômico. As regiões Norte e Nordeste do Brasil são exemplos. A Região Nordeste contou com programas governamentais que visavam o seu desenvolvimento. Dentre os economistas que pensaram e buscaram o desenvolvimento daquela região estão Celso Furtado e Romulo Almeida. Projetos de grande montante de investimento, como o Banco do Nordeste e o Polo Petroquímico de Camaçari, foram criados para desenvolver o Nordeste.

4. Comente o conceito de desenvolvimento sustentável.

Resposta: Desenvolvimento Sustentável é aquele que “Satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades”. Comissão Brundtland, 1987. Então, desta maneira, desenvolvimento sustentável deve ter prioridade nos projetos de desenvolvimento, sejam eles regionais, locais e nacionais.

5. Resuma e comente a teoria de Perroux.

Resposta: François Perroux estabeleceu os conceitos de espaços econômicos abstratos. Estes espaços são originados das relações que se estabelecem quando seres humanos atuam sobre o espaço físico na busca de sobrevivência e conforto.

Perroux estabeleceu três diferentes conceitos de espaços econômicos: a) espaço de planejamento, onde uma entidade pública é representada pelo território sobre o qual exerce a sua atividade sofre influência desta; b) o espaço polarizado, um espaço como campo de forças. A polarização compreende forças de atração e de repulsão que surge devido as concentrações de população e de produção; c) espaço homogêneo é invariante com respeito a algum aspecto econômico de interesse. Na delimitação de regiões homogêneas a especificidade do critério de homogeneidade e a dimensão territorial estão diretamente relacionadas.

Uma grande empresa exerce poderosas forças de atração sobre o mercado de trabalho e sobre as empresas fornecedoras de insumos de toda ordem, e forças de repulsão não menos poderosas sobre as concorrentes atuais ou potenciais e possivelmente sobre outras atividades incompatíveis. Uma região polarizada sofre influência de um certo polo. Este conceito de polo é originado da teoria de lugares centrais de Christtaller. O polo é o lugar que determina a hierarquia dos demais.

6. Resuma e comente a questão regional segundo a abordagem de Antonio Gramsci.

Resposta: O objeto da análise regional de Gramsci foi a desigualdade entre os níveis de desenvolvimento de determinadas regiões de um país. O autor entendeu a questão regional como possuidora de um significado que vai além do econômico e do espacial; Para ele a questão se situa nas relações de classe e resulta do modo como o capital articula as suas diversas frações e como condiciona o processo de formação de alianças entre as classes.

7. Comente o conceito de desenvolvimento endógeno.

Resposta: É um modelo que adota a abertura de estratégia centrada no reconhecimento das potencialidades internas nos espaços locais. Isso contribui com os propósitos da integração do território. A base desse enfoque reside na estratégia de aproveitar ao máximo os recursos disponíveis no universo local. Além disso concede prioridade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com