CONTROLO DA CADEIA DE FORNECIMENTO
Relatório de pesquisa: CONTROLO DA CADEIA DE FORNECIMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Isaeldejesus • 10/11/2014 • Relatório de pesquisa • 3.551 Palavras (15 Páginas) • 293 Visualizações
Projeto Interdisciplinar Aplicado
aos Cursos Superiores de
Tecnologia II
(PROINTER IV)
Relatório Parcial
Santo André/SP
2014
Áurea da Silva Peixoto RA: 6580310613
Elaine Farias S. de Melo RA: 6580310508
Isael de Jesus RA: 7121520274
Luciana Silva de Souza RA: 6946426098
Relatório Parcial
Relatório Parcial apresentado no Projeto Interdisciplinar do Curso de Tecnologia em Logística na Faculdade Anhanguera, sob a orientação do Tutor EAD Profº Kennedy Clemente.
Santo André/SP
2014
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Fonte: www.google.com/imagens
O que é?
SCM – Supply Chain Management significa Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Sistema este que as organizações e empresas disponibilizam seus produtos e serviços aos seus consumidores, em uma rede de organizações interligadas, ou seja, é um alinhamento das empresas que trazem produtos ou serviços ao mercado.
Onde seu surgimento de deu a uma evolução natural do conceito de logística Integrada.
A logística Integrada representa uma integração interna de atividades e o Supply Chain Management representa sua integração externa, pois estende a coordenação dos fluxos de materiais e de informações aos seus fornecedores e ao cliente final.
Na finalidade de garantir uma rede de facilidades e opções de distribuição, garantindo também a obtenção de materiais e a transformação destes produtos em intermediários ou finais, e por fim a distribuição deste para os consumidores.
O SCM pode ser implantado em diversas organizações desde organizações de manufatura quanto em prestadoras de serviços, tendo como objetivo básico maximizar e tornar real os potenciais das partes envolvidas na cadeia produtiva, para que o consumidor possa ser atendido de maneira mais eficiente e a um custo menor para quem produz.
A gestão da Cadeia de suprimentos como um todo pode proporcionar uma série de maneiras pelas quais é possível aumentar a produtividade e, em consequências, contribuir significativamente para a redução de custos, assim como identificar formas de agregar valor aos produtos.
Elaborado pelo autor
Para que serve o SCM?
Supply Chain Management ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
Muitos usam o termo como um substituto ou sinônimo para Logística, no entanto sua definição é mais ampla do que o de logística.
O conceito de Supply Chain Management surgiu como uma evolução natural do conceito de Logística. Enquanto a Logística representa uma integração interna de atividades, O Supply Chain management hoje ele representa sua integração externa, pois estende a coordenação dos fluxos de materiais e informações aos fornecedores e ao cliente final.
É uma ferramenta da Tecnologia da Informação (TI) que possibilita á empresa gerenciar a cadeia de suprimentos com mais eficácia e eficiência, sendo que a exigência de consumo sempre poderá atingir o limite máximo, permitindo que às empresas alcancem melhores padrões de competitividade.
Sendo um sistema que inclui processos de logística que abrangem desde a entrada de pedidos de clientes até a entrega do produto no seu destino final, envolvendo o relacionamento entre os documentos, matérias-primas, equipamentos, informações, insumos, pessoas, meios de transportes, organizações, tempo etc.
Como criar e garantir a qualidade em um sistema logístico – Eficiente e Eficaz?
Segundo Christopher (1997, p.2), a logística é o processo de gerenciar estrategicamente aquisição, movimentação e armazenagem de materiais e produtos acabados bem como os relativos fluxos de modo a maximizar as lucratividades presente e futura através da redução dos custos.
Portanto, a logística propicia a redução de custos, agrega valor, melhora os níveis de serviço e consequentemente maximiza a lucratividade. Não restam dúvidas de que o gerenciamento logístico de forma eficiente proporciona impactos financeiros positivos.
Mesmo a logística tendo um papel tão importante no sucesso das organizações, continua sendo deixada em segundo plano; os processos logísticos não são tratados pelos administradores com o devido enfoque estratégico.
Visando diferenciar suas ofertas de produtos e serviços em relação à concorrência as empresas investem mais e mais tempo e dinheiro em ações estratégicas.
A partir do momento que os gestores atentam para o fato de que a logística afeta significativamente os custos totais, conscientizam-se de que as decisões com relação à cadeia de suprimentos geram resultados que permitem níveis de serviços ao cliente diferenciados e por fim uma condição de maior vantagem competitiva, participação de mercado e aumento dos lucros.
A gestão logística eficiente gera não apenas redução de custos, mas aumento das vendas.
A partir do aumento da eficiência operacional, a logística colabora para maximizar a lucratividade presente e futura da empresa, por isto o interesse pela logística vem crescendo cada vez mais.
Logística e Estratégia
O desempenho está vinculado à estratégia e a logística passa a ser vista como uma contribuição para o resultado e não apenas um centro
...