Características da preparação de um plano de negócios
Artigo: Características da preparação de um plano de negócios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: liniii • 20/8/2014 • Artigo • 381 Palavras (2 Páginas) • 245 Visualizações
COMO CRIAR UM PLANO DE NEGÓCIOS PARA A SUA EMPRESA
27/0263Por Luciano Larrossa em Gestão
Criar uma pequena empresa é algo bem mais complexo do que a maioria das pessoas imagina. Exige muita preparação prévia, estudo e uma forte vontade de triunfar por parte do empreendedor. A velha ideia de que bastava abrir um pequeno espaço e os clientes começavam a aparecer, faz hoje parte do passado. Antigamente, os conhecimentos eram escassos e quem tivesse acesso a informação privilegiada tinha uma grande vantagem face à concorrência. Nos dias de hoje, essa mesma informação está em toda a parte. Por isso, actualmente a preparação necessária para se criar uma empresa é muito maior.
E quando o assunto é preparação, o Plano de Negócios ganha uma importância enorme. Não se percebe como ainda existam empresários que teimam em não planejar o que pretendem para a sua empresa. Mesmo para quem tem como objetivo criar um blog, é necessário pensar em todos os passos que quer seguir. No final do ano passado, demos a conhecer as nossas metas para este ano, podendo considerar estes objetivos como uma linha orientadora para o nosso negócio. Isto é o mínimo que se pode fazer. Mas para quem quer gerir uma empresa onde tenha funcionários, produtos ou uma loja para vendas, um plano de negócios torna-se algo fundamental. Mas cuidado: é preciso fazê-lo da forma correta.
PARA QUE SERVE UM PLANO DE NEGÓCIOS?
Antes de tudo, é importante ter na sua mente que um plano de negócios necessita de ser prático. Não pode funcionar como aqueles projetos da faculdade, que acabam por ficar apenas no papel. Quando elaborar um projeto deste género, faça com que qualquer pessoa olhe para ele e consiga imediatamente colocá-lo em prática. Um plano de negócios deve ter as linhas essenciais da sua empresa e explicar como você vai fazer para torná-la rentável. É a passagem da teoria para a prática. Veja algumas das características que deve ter um plano de negócios:
Simples
Objetivo
Realista
Completo
Ele pode torna-se vital para conseguir angariar investidores ou para pedir empréstimos aos bancos, mas é muito mais do que isso. Contudo, alguns empresários continuam se desculpando dizendo que “não têm tempo para fazer um plano de negócios”. Isso é um erro fulcral. Quanto mais ocupado tiver, maior é a sua necessidade de ter o seu projeto organizado.
...