Ciclos da economia brasileira
Por: oliveiralivia21 • 17/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.161 Palavras (5 Páginas) • 596 Visualizações
1- Quais foram os ciclos mais importantes da Economia Brasileira?
R: Foram: ciclo do pau-brasil, ciclo da cana-de-açúcar, ciclo da mineração, ciclo do café e ciclo da borracha.
2- Explique cada um dos ciclos econômicos.
R: -> Ciclo do pau-brasil: foi o primeiro ciclo econômico do Brasil. Nessa época os portugueses instalaram feitorias e sesmarias, e escravizavam os índios para que estes realizassem o corte e o carregamento da madeira por meio de um sistema de trocas conhecido como escambo.
-> Ciclo da cana-de-açúcar: começa quando acaba o ciclo do pau-brasil e com a divisão da colônia do Brasil até a linha imaginaria do Tratado de Tordesilhas em Capitanias Hereditárias. Américo Vespúcio foi quem trouxe as primeiras plantas de cana-de-açúcar. Os índios e africanos era a mão de obra utilizada, porém os africanos eram caros demais e os portugueses possuíam poucos recursos, foi ai que se aliaram com a Holanda que financiou as implantações em troca da posse da comercialização do produto na Europa. O nordeste por possuir o solo de fácil adaptação transformou-se no polo açucareiro do Brasil, onde Pernambuco e Bahia eram as maiores capitanias produtoras de açúcar.
-> Ciclo da mineração: durante o século XIII expedições chamadas entradas e bandeiras vasculharam o interior do território em busca de metais valiosos, que foram encontrados já no inicio do século no interior das Capitanias de São Paulo. Essa descoberta provocou o afluxo populacional vindo de Portugal e de outras áreas povoadas da colônia. Acorrida pelas minas levou a um conflito entre paulistas e outro chamado Guerra dos Emboabas.
-> Ciclo do café: café foi o produto que impulsionou a economia brasileira até a década de 30, e foi o principal produto de exportação do país durante quase 100 anos. Suas sementes foram trazidas por Francisco de Melo Palheta contrabandeadas da Guiana Francesa. Em 1930 com a Revolução inicia-se a crise do café. Este foi responsável pela criação de São Paulo e nessa época surgem as ferrovias que trazem para o Brasil os imigrantes como nova mão de obra. Os alojamentos desses novos imigrantes foram se transformando em pequenas cidades.
-> Ciclo da borracha: Charles Marie de La Condamine foi quem descobriu a famosa seringueira através de uma viagem à região amazônica em busca desta, como poderoso auto cicatrizante. Porém foi Charles Goodyear quem descobriu que através de um processo de vulcanização desse líquido (látex) seria possível a fabricação de pneus para a indústria automobilística, sendo que até então os carros tinham rodas de madeira. Os ingleses levaram mudas dessa planta para a Indonésia que se tornou uma grande concorrência parar Belém e Manaus. A borracha em seu auge era tão exportada quanto o café, porém esta não proporcionou o mesmo desenvolvimento que o mesmo.
3- Como era a economia brasileira por ocasião da Independência?
R: Ao tornar-se independente o Brasil possuía uma economia voltada para a exportação de matérias primas, sendo o mercado interno pequeno devido a falta de créditos e a quase completa subsistência das cidades, vilas e fazendas que se dedicavam a produção de alimentos e criação de animais. Durante a primeira metade do século XIX o Estado imperial investiu na melhoria das estradas terrestres e possuía um memorável sistema de portos que possibilitavam uma melhor troca comercial e comunicação entre as regiões do país. Com o passar das décadas e com o surgimento de novas tecnologias e o aumento da produtividade interna, esperava-se que as exportações aumentassem alcançando assim o tão desejado equilíbrio na balança comercial. Em um período de 20 anos as exportações dobraram em volume e triplicaram em valor nominal. A principal razão foi a adoção da navegação a vapor e de ferrovias, que permitiu ao transporte de cargas tornar-se bem menos oneroso e muito mais rápido. Em 1859 a balança comercial se equilibra até a exportação tornar-se maior que a importação em 1865. O Brasil do ultimo ano da monarquia era próspero e respeitado.
4- Havia prosperidade econômica no período imperial brasileiro? Explique com suas palavras.
R: Sim, pois com o aumento da exportação possibilitou-se alcançar o equilíbrio na balança comercial e em vinte anos estas dobraram em volume e triplicaram em valor nominal tornando o Brasil prospero e respeitado perante países de grandes economias na época.
5- Cite eventos internacionais que impactaram a economia brasileira no período imperial.
R: A vinda de Dom João para o Brasil, o aumento considerável das importações e exportações de vários produtos, houveram os tratados com o Paraguai, a migração de estrangeiros de varias partes do mundo, a naturalização desses estrangeiros e a inovação tecnológica.
...